terça-feira, 24 de março de 2009

Uso correto das mãos na escalada

A primeira impressão, na escalada, ter força nas mãos parece ser fundamental para uma boa escalada, e que para isso o escalador deve ser muito forte.Como acontece em todos os esportes, a escalada tem um desenvolvimento gradual. A medida que se aumenta a intimidade com a rocha e o ambiente vertical, tem-se mais técnica e habilidades necessárias para o esporte.Imagine se o tempo todo o escalador usasse de força para vencer uma via.Mas as mãos são parte muito importante durante uma escalada e existem técnicas corretas para seu uso em diferentes tipos de rochas e agarras.Na escalada esportiva, muitos escaladores conseguem fazer a via "on sight"ou a "vista", utilizando de grande esforço, mas a medida que a repetem vão amenizando esta pela técnica, se tornando muito mais fácil do que na primeira tentativa. Afinal de contas, escaladaesportiva exige muita condição física.Para uma boa escalada, é necessário prestar atenção nos seguintes detalhes: o uso das mãos, o uso dos pés, posicionamentos estáticos e movimentos dinâmicos.
Pegada Fechada: Este tipo de pegada é uma das mais comuns em escalada, onde as ponta dos dedos ficam quase encostadas na palma da mão. Seu uso é muito comum em agarras pequenas e “regletes”.
Pegada aberta: Essa pegada também é muito comum na escalada. É parecida com a fechada, mas os dedos formam um arco maior. É usada na pegada de agarras grandes, lacas e abaulados que tem espaço para as pontas dos dedos.
É uma das pegadas mais odiadas pelo escaladores. Use as pontas dos dedos ou a mão inteira para “pinçar” a agarra. Se aplicam normalmente nas agarras que se projetam da pedra, ou em alguns tipos de fendas.
Também é uma das pegadas “malditas”. A mão toda forma um arco (principalmente os dedos). Se usa principalmente em abaulados. A aderência da mão na rocha é fundamental.
Como o nome indica, se usa com a palma da mão voltada para cima, pode ser com as pontas dos dedos ou com a mão inteira (como uma pegada aberta). As agarras são normalmente lacas de cabeça para baixo.
Pegadas feitas com um (monodedo), dois (bidedo) ou três dedos (tridedo), usando as falanges. São usadas normalmente em buracos pequenos (os famosos “heucos” ou “pockets” americanos)
Entalamento das mãos: O entalamento das mãos se dá com os dedos, com a mão inteira aberta ou com a mão fechada (de punho). Se usa tanto em fenda verticais, como em fendas horizontais. A mão colocada dentro da fenda deve ser “torcida” para gerar forças opostas e garantir a pegada. É comum a proteção das mãos com esparadrapo, para evitar ferimentos.

Nenhum comentário: