segunda-feira, 23 de março de 2009

O Mountain Bike

Como mais uma variação do ciclismo, o mountain bike-MTB é praticado em trilhas, montanhas ou terrenos acidentados. Para transpor os obstáculos, as bicicletas possuem características e equipamentos especiais como os quadros de bike cruisers, cambios, pneus maiores e freios mais eficientes. Por sua natureza, podemos considerar este esporte como uma espécie de bike off road, que assume diferentes formatos como Cross-Country (prova olímpica), Downhill, Dual Slalom, Uphill, Trip Trail, Cross ou 4X, Prova por Etapas ou Stage Race. Existem provas de maior percurso, como o Iron Blker, com 120 km de extensão, ou de maior duração, como o MTB 12 Horas. Algumas modalidades do mountain bike também são praticadas como lazer como: Downhill, Freeride e o Cicloturismo. Nesta última, os praticantes utilizam a bike para passeios e longas viagens, chegando a viajar pelo mundo, divulgando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.
Origens - Em 1905, foi criado o Exército Suíço Ciclístico, de onde saíram atletas de elite como Pascal Richard e Laurent Dufaux. Até hoje, os norte-americanos têm suas brigadas de infantaria e pára-quedistas e investem também em pesquisas para aprimorar o uso militar do equipamento, como a mountain bike da marca Montague Paratrooper, dobrável e de fácil montagem. Nos anos de 1970, o esporte ganhou expressão popular, tendo como referência um grupo de jovens ciclistas que começou a freqüentar as trilhas das montanhas da Califórnia-EUA. Eram basicamente bikers de estrada, que começaram a buscar um novo estilo no ciclismo, uma alternativa às "magrelas" (termo que os praticantes utilizam para denominar as bicicletas do asfalto). As trilhas e estradas de terra acabaram conquistando jovens ávidos por emoções mais fortes que o tradicional ciclismo oferece. Assim, membros do Mount Tamalpais Velo Club, um clube de ciclismo em São Francisco, levavam suas bicicletas de passeio especialmente modificadas (pesando cerca de 23 kg) para o topo das montanhas e apostavam corridas pelas trilhas sinuosas. Essa competição, que recebeu o nome de Repack Downhill, marcou o início do mountain blke competitivo. Em meados da década de 1980, familiarizados com as manobras radicais e os circuitos montados para o Bicicross/BMX, o mountain bike chega ao Brasil com a filosofia de buscar novos caminhos na natureza, seguindo os modelos dos campeonatos norte-americanos. Ainda ofuscados pelos BMXs, alguns atletas começam a percorrer trilhas alternativas e buscar, na natureza, uma outra forma de prática. O movimento atrai a atenção da indústria e empresas como a Caloi e a Monark passam a investirem novos equipamentos e a incentivar os passeios alternativos. Hoje, este esporte é administrado pela Confederação Brasileira de Ciclismo-CBC.
1895 - Fundação da União Ciclística Internacional, na Suíça, entidade que passa a administrar o ciclismo no mundo.
1986 - Despontam os primeiros mountain bikers que migraram do aro 20 (bicicletas utilizadas no bicicross).
1988 - Primeiro campeonato oficial de Mountain Bike realizado no Brasil, o Cruiser das Montanhas em Campos do Jordão-SP.
1989 - Eduardo Ramires conquista o título de campeão mundial de Downhill nos Estados Unidos, único brasileiro que detém este título. Eduardo é idealizador do MTB 12 horas e da Super Copa Reebok.
Década de 1980 - A bicicleta Specialized Stumpjumper foi a primeira a ser produzida em larga escala em 1981. Durante esta década, os ciclistas pedalaram em todos os tipos de terrenos, dos Alpes aos parques das cidades, em competições extra oficiais, apenas como diversão. Neste período, 70% das bicicletas vendidas no mundo eram do tipo "pneu balão".
1990 - O mountain bike foi reconhecido pela União Ciclística Internacional-UCI A cidade de Purgatory, no estado norte americano do Colorado, sediou o primeiro Campeonato Mundial de mountain bike, atraindo um público de 30.000 pessoas. Entre 1994 e 1999 este evento evoluiu e acrescentou uma etapa na Austrália, que sediou também o Campeonato Mundial de 1996.
1991 - Márcio Ravelli-SP foi campeão brasileiro com a bicicleta construída por ele. O acabamento, no quadro da bike, era de massa plástica, os tubos eram de cadeira e mesa conseguidas no ferro velho. Em 1992, venceu 24 das 25 provas de MTB que participou. Em sua carreira, conquistou vários títulos, tornando-se uma referência no esporte. Renata Falzoni, primeira mountain biker brasileira, funda o Night Biker's Club do Brasil, em São Paulo.
1993 - Gilberto Canaan, presidente do Mountain Blke Clube, inicia o maior evento da modalidade da América Latina, o Iron Biker, nas montanhas históricas de Minas Gerais. Atraiu competidores de todo o Brasil e ofereceu a maior premiação do país.
1995 - Edivando de Souza Cruz vence o Pan-Americano Junior e conquista a 11ª colocação no Mundial da Austrália. Marcio Ravelli foi 4º colocado nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata. Renata Falzoni inicia a carreira como consultora e vídeo-repórter de aventura da ESPN-Brasil e foi pioneira no lançamento de programa de televisão do segmento.
1996 - O mountain bike estreou como demonstração nos Jogos Olímpicos de Atlanta e Marcio Ravelli ficou em 26º lugar.
1997 - Adriana Nascimento vence o Pan-Americano de MTB. Um dos grandes nomes da modalidade, a atleta já conquistou oito títulos em Campeonatos Brasileiros de MTB e a 4ª colocação no Mundial Junior, em 1994.
1998 - Para comemorar seu centenário, a empresa Caloi organiza uma exposição itinerante que percorre diversos locais em São Paulo e em algumas capitais brasileiras. Renata Falzoni lidera a comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil - Pedalar é um Direito - com percurso de Paraty até Brasília, para reivindicar, junto ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro. Markolf Berchtold conquista o pentacampeonato brasileiro e o primeiro lugar na categoria Slalom do Cactus Cup. A organização do Iron Biker Brasil e do Iron Bike Itália firmam parceria de intercâmbio. No Brasil, também é realizado o Iron Biker Light, que possibilita a prática de iniciantes.
1999 - Nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, Marcio Ravelli fica em 6º lugar. O atleta paradesportivo Alarico Alves de Moura conquista o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de MTB Cross
Country - Master C. O Comitê Olímpico Brasileiro concede o Prêmio Brasil Olímpico da Modalidade Mountain Bike à atleta Adriana Nascimento. Nos anos seguintes, outros atletas foram agraciados com esta premiação sendo em 2000, Renato Martins Seabra; em 2001, Marcio Ravelli e em 2002 Jaqueline Mourão.
Década de 1990 - Com a abertura do mercado nacional aos produtos estrangeiros no início desta década, empresas de grande porte entram no país como a Scott, Specialized, Trek, Cannondale, Ritchey, Giant entre outras. A concorrência movimenta o mercado e faz com que muitas empresas invistam em novas tecnologias e processos industriais. Dos materiais, o alumínio é o material mais explorado, tanto para a confecção de quadro como para peças e acessórios, posteriormente substituído pelo titânio.
2000 - O MTB participa do programa dos Jogos Olímpicos de Sydney.
2001 - Na primeira edição do Bike Race Across, participam 60 atletas de 16 estados que percorrem 240km, cruzando o sertão do Piauí e o Parque Nacional de Sete Cidades. Em 2003, este evento foi limitado a 150 participantes, com o percurso de 500km e cruzou a Serra dos Matões, em Teresina-Piauí e o Parque Nacional de Ubajara-Ceará.
2002 - Rick Aliperti foi campeão brasileiro de cross country, primeiro colocado no ranking nacional sub 23 e vice no Pan-Americano sub 23. O World Solo 24 Hours of Adrenalin reuniu cerca de 10 mil participantes. Nos VII Jogos Sul-Americanos-Curitiba, os brasileiros subiram ao pódio: Marcio Ravelli (1º), Edvando Cruz (2º), Odair Pereira (3º) e no feminino, Jaqueline Mourão (1º) e Érika Gramiscelli (2º) Jaqueline é a única atleta a participar do projeto Solidariedade Olímpica, que permite a ela se preparar para as competições no Centro de Treinamento da União Ciclística Intencional, na Suíça. No Pan-Americano de MTB-Chile, destacam-se Márcio Ravelli, Edivando Cruz e Jaqueline Mourão. A primeira etapa da Copa do Mundo de MTB/Cross Country-Espanha, atraiu um público na ordem de 60 mil pessoas. Márcio Ravelli sagrou-se campeão brasileiro pela 8ª vez. Renata Falzoni foi eleita a madrinha do Bike Race Across.
2003 - Markolf Berchtold venceu na categoria downhill, o Campeonato Pan-Americano de MTB-Colômbia e o Campeonato Brasileiro de 4X. Na cidade de Caconde, divisa de SP e MG, aconteceu a 2ª etapa do Super Copa Reebok PowerBar de Mountain Bike, conhecida como Desafio Noturno. Maurício de Souza vence o Bike Race Across. Na categoria Extreme Feminino, Alziane Diógenes vence, pela segunda vez, a campeã brasileira de mountain bike, Adriana Nascimento. Edvando Cruz conquista, com segundo lugar, a primeira medalha da história do Mountain Bike no Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. No Campeonato Mundial de Mountaln Bike (Lugano, Suíça) Jaqueline Mourão ficou em 8º lugar na prova de Maratona que reuniu 1.014 competidores de todo o mundo. Pela primeira vez na história do mountain bike cross-country brasileiro, uma atleta destaca-se entre os Top 10 do ranking Ucl: a atleta Jaqueline Mourão em 7ª colocação. Nas copas Ametur PowerBar Reebok e Caloi de Amadores participam 712 atletas do Brasil e Argentina (Betim-MG). Cerca de 8 mil pessoas compareceram ao Parque de Exposições de Betim.
Situação atual - Nos Campeonatos Brasileiros de cross country estima-se a participação de 200 atletas. O MTB 12 Horas, em 2002, contou com 454 inscritos. A sofisticação dos equipamentos de mountain bike requer um elevado investimento em tecnologia, pesquisas e constantes inovações. Algumas empresas utilizam materiais da indústria aeroespacial na construção de seus componentes, chegando custar até R$17 mil. Na 11ª versão da Eurobike, realizada em 2002 na cidade de Friedrichshafen-Alemanha, foram apresentados os últimos lançamentos das 700 maiores indústrias de ciclopeças de 25 paises. Na 21ª Interbikes/LasVegas-EUA, maior feira de bikes do mundo, no mesmo ano, mais de 1.000 empresas do segmento apresentaram seus produtos a um público de 20 mil pessoas, somente no primeiro dia. Embora sem dados oficiais quanto ao número de praticantes, o esporte vem se popularizando e oferecendo aos amantes do ciclismo mais uma opção como prática esportiva ou de lazer.

Nenhum comentário: