segunda-feira, 30 de março de 2009

Filosofia da Escalada

Sempre que falo sobre escalada como esporte e como ele me fascina, todos ficam curiosos e querem experimentar. Mas fui indagado por leigos, o que seria "filosofia da escalada"? Como explicaria algo tão óbvio a mim a uma pessoa leiga? Creio que é, você adotar o estilo de vida; roupas, alimentação, horários e etc. são elaborados e calculados em função de seu esporte. Deixamos de sair a noite muitas vezes por ter o compromisso. Nos alimentamos de comidas mais saudáveis por respeito a nosso corpo, talvez por sempre estarmos em contato com a natureza, e nos sentirmos parte dela, acabamos por nos tornar mais conscientes com tudo. Passamos a nos preocupar nosso peso, nossas dores, nosso sono. Tudo para poder melhorar o potencial e mandar alguma via que temos como projeto.
O ato de respeito com a rocha, com as matas, fauna e com a natureza em geral, e muitas vezes nós nos irritamos com pessoas que não vivem esta filosofia e vão escalar como se fossem ao shopping center. Porque isso? Porque a escalada é uma filosofia de vida, e não um passatempo para ficar se mostrando para amigos e parentes. Não é uma atividade para haver politicagem e auto-promoção. A filosofia da escalada é muito mais que só ir para a rocha. É um ato de compromisso, de amor, de comprometimento com o ato de escalar. É o corpo e alma destinados a um objetivo. É a superação do corpo e mente. É a preparação da mente para sempre enfrentar os desafios. É respeitar o corpo, treinando com disciplina. É ser escalador de corpo e alma.
À medida que escala perto do seu limite, a sensação de queda aumenta. Em vias difíceis você irá se defrontar com a decisão: comprometer-se com a escalada, ou, se a conseqüente queda não for segura, recuar. Executando movimentos com uma mente decidida e expectativa baseada em no seu esforço, irá aumentar sua chance de sucesso.Enquanto há comprometimento, haverá sempre a hesitação, uma chance de desistir, sempre inevitável. Desta maneira começa uma passagem do livro de W.H. Murray, "Scottish Himalayan Expedition"(Expedição escocesa ao Himalaia). Comprometimento pode levá-lo até escaladas difíceis, ou pode derrubar você. O que permite alguns escaladores ter um esta atitude de comprometimento e outros não? É algo que alguns escaladores têm e outros não. Entretando estes escaladores que são capazes de se comprometer aplicam sua atenção de maneira diferente. Existe um momento para se preparar e outro para agir. O comprometimento vem contido no momento de quando você está em transição para o agir - de pensar para fazer, onde a qualidade de seu comprometimento vai depender de como você negocia esta atitude.

Um comentário:

kleber disse...

É isso ai garoto,gostei do seu texto, tudo que você diz sobre a escalada não se refere somente a ela mas a tudo em que fizermos em nossa vida, mas nada melhor que o esporte para nos ensinar isso,abraço japa.
kleber.