terça-feira, 31 de março de 2009

Navegar é preciso!

1ª dica – Faça uma boa leitura do mapa!!! “Leia e entenda bem o mapa. É importante conhecer e identificar as suas legendas e os seus símbolos.”
2ª dica – Confie na bússola!!! “A bússola sempre indicará o norte. Se você não estiver próximo a intervenções de campo magnético, a bússola nunca vai mentir.
3ª dica – Localização e referências: “Saiba onde você está. Você só sabe para onde vai, quando sabe onde está. As referências são importantes, é necessário ficar atento a elas. Use sempre uma referência que pode ser localizada no mapa. Ela auxilia a navegação
4ª dica – Altitude: “Em provas que se sobe bastante, é importante possuir um altímetro. Quando você precisa subir uma trilha ou achar algo, o aparelho é uma referência boa. Com ele, você tem a altura correta e sabe mensurar se está chegando ou não ao seu destino.”
5ª dica – Divisão de tarefas: “Divida com os seus companheiros o que vai acontecer. Desta forma, você não ficará com toda a responsabilidade para si. Por exemplo, se você precisa achar uma trilha à noite e está cansado, pode contar com mais três pessoas que também estão procurando, o que torna a tarefa mais fácil e rápida. Resumindo, a divisão é boa porque a equipe pode lhe ajudar a encontrar o caminho e faz com que o time participe mais e que não fique apenas seguindo. Com isso, o quarteto fica mais motivado a participar da prova.”
6ª dica –Treine sempre!!! “O treinamento é importante. Sem contar que a gente só aprende fazendo.

É preciso dominar esses passos para poder utilizar a estratégia!
Nora Audrá - Navegadora da Atenah

Nenhum comentário: