terça-feira, 24 de março de 2009

Teste de equipamentos UIAA

Tudo que um escalador pode querer não ver esta nesse vídeo, mas tudo por uma boa causa. A segurança é uma questão muito importante e levado muito a serio para a UIAA (The International Mountaineering and Climbing Federation - Union Internationale des Association d’Alpinisme), tal como é para todos os escaladores e montanhistas espalhados pelo mundo, sendo assim a UIAA desenvolveu a UIAA Safety Label.
A UIAA Safety Label é um laboratório de teste que leva ao extremo o fator resistência e durabilidade do material empregado no esporte de montanha. Quando se encontra a etiqueta do UIAA em uma peça de equipamento de montanhismo, já se pode ficar seguro porque que ele passou nos mais elevados testes e esta nos padrões internacionais de segurança.
O ensaio dos equipamentos de segurança é realizada nos laboratórios credenciados do UIAA os vídeos a seguir mostram a forma como esses testes são realizados. Pode demorar um pouco para carregar entre um vídeo e outro, mas as imagens são ótimas para entender como funciona os testes.
Quando se encontra a etiqueta da UIAA em uma peça de equipamento montanhismo, sabe-se que este foi testado e aprovado nos mais elevados padrões internacionais de segurança. A UIAA começou a testar cordas em 1960 e agora possui normas para 19 categorias diferentes de equipamentos de segurança, incluindo capacetes, cadeirinhas (Arneses) e grampos. Os testes do UIAA Safety Label podem ser concedidos para equipamento de montanhismo e escalada que satisfaça os requisitos da norma relevante do UIAA, isso vale para os equipamentos fabricados aqui no Brasil também.
A UIAA Safety Label possui uma marca registrada a nível internacional e só pode ser utilizada para produtos que tenham sido certificados pela UIAA Safety Label e registrado como tal. O logotipo da UIAA pode ser encontrado em preto e branco ou com um fundo azul.
Então, de olho na marca e fique sempre esperto na segurança do seu material de montanha. Conservar bem seu equipo, isso ajuda muito a ficar longe de futuros problemas!
Texto: Atila Barros

Nenhum comentário: