sexta-feira, 27 de março de 2009

Estilo de vida: Sportholic

Pela definição, sporthlolic é o vício por esportes, ou a dependência da endorfina; substância que o organismo libera após exercícios físicos.
Com o advento de inúmeros esportes e multi esportes, tornou-se comum o sportholic social, Por natureza, hoje é muito comum encontrar dentro deste conceito sportholic, palavra que deriva do termo "alcoholic" (viciado em álcool). Muitos esportes disciplinam as pessoas para este caminho, principalmente os atuais multiesportes. Que exigem que as pessoas sejam especialistas em diversas modalidades.
Eu mesmo quase me qualifico como um sportholic e adoro treinos longos, passar horas do dia treinando. E quando não treino, isso se manifesta até no meu humor. O esporte está presente em minha vida desde os 2 anos de idade, quando iniciei na natação. Até ai, nada de especial, muitas crianças começam desta forma.
Comecei minha carreira nadando. Descobri a natação oceânica. A dedicação para esta modalidade era praticamente 8 horas do meu dia, com centenas de quilômetros pela semana. No triathlon não foi diferente. Isso era ser sportholic. Hoje na corrida de aventura, são algumas horas do dia dedicados a correr, pedalar, nadar, remar, escalar, velejar, entre outras atividades, mas acho que a parte de treinamentos físicos compõe somente 50% dos treinos de um atleta. Prevalecem agora o treinamento de estratégia e interpretação de mapas. Características que deixam o esporte extremamente inteligente e emocionante. Lembre-se:
"Seu corpo é seu maior patrimônio. Então não permita que pensamentos de curto prazo limitem seus investimentos de longo prazo. Não importa qual sua idade ou modalidade - desenvolvemos uma estratégia balanceada para te ajudar a conseguir seu melhor condicionamento físico, e permanecer nele por muito tempo". (Lance Armstrong)
"Não existe mágica nem segredo. Algumas pessoas simplesmente têm o dom. Outras têm mais vontade. Geralmente são esses dois tipos que se sobressaem. Com os passar dos anos, aprendi a ser cada vez mais forte e resistente". (Fernanda Keller)

Nenhum comentário: