terça-feira, 24 de março de 2009

São Jorge

Ponta Grossa é privilegiado pelo seu relevo, cortado por inúmeros canions e formado por diversas falésias, que originaram diversos setores de escalada.
Predomina a região o arenito, que durante muitos anos foi desconiderada como rocha, e hoje abriga um dos famosos points de escalada do Brasil, o Salto São Jorge (PR). O pioneiro foi Bito Meyer, desbravador de inúmeros locais. Isto aconteceu na década de 70, quando ainda não se dominavam as técnicas de grampeação em arenito, provavelmente tenham sido realizados alguns top ropes apenas nas paredes mais limpas. As primeiras vias em arenito que receberam grampos foram conquistadas na década de 90 pelo Nativo de Curitiba e Wilson de Ponta Grossa, que desenvolveram a técnica de utilização de grampos longos e uso de cola. Naquela época conquistaram algumas das vias que são clássicas do lugar, como a Paleolíticos, um 7a com direito a passagem por um teto alucinante.
Atualmente a escalada nesta região vem ampliando e ainda possui muito potencial para crescimento. O setor que comecou ao entorno da cachoeira, que hoje ainda é o mais frequentado e mais protegidos, hoje abrange falésias mais a frente e do outro lado do rio, com graduações diversas em livre e artificial, tendo uma média consideravelmente alta. Essa variedade de opções desafia escaladores do Brasil inteiro.

O local dispõe de estrutura básica de sanitários e camping, podendo contar com refeições servidas no local, além de uma piscina natural na parte superior do sítio.

Nenhum comentário: