quarta-feira, 25 de março de 2009

Brasil WILD 2009

Uma das maiores provas de aventura da América Latina irá percorrer o inóspito Jalapão, no Tocantins, um oásis em meio ao cerrado, considerada a 8ª maravilha da Amazonia, totalizando seus quase 500km. Um parque rico em atrações, pelo seu relevo, represas e rios que cortam seus vales.
O Jalapão sediará o evento durante os dias 5 a 14 de junho, reunindi as melhores equipes nacionais, nesta edição do BRWild Extreme conhecida como corrida da Sustentabilidade.
A idéia da sustentabilidade surgiu porque queremos deixar no Tocantins e no Jalapão sementes que ganhem vida própria e tornem-se sustentável. O Projeto Social, denominado cama e café, pretende capacitar e equipar pequenas residências transformando-as em futuros meios de hospedagem para receber turistas na região. Estaremos também transferindo o Know-how da Brasil Wild, de como montar uma corrida de aventura, para empresas locais, e tendo estes no Staff da prova, para que futuros eventos outdoor possam ser implementados no imenso e bonito estado do Tocantins. Pretendemos realizar uma aventura segura, e colocar um dos Raftings mais bonitos do Brasil e do mundo, o que será uma atração à parte na prova. A parceria firmada com a pioneira empresa de rafting Canoar, do canoísta e atleta José Pupo – o qual também estará envolvido na concepção e logística da prova - garantirá que esta seja uma operação impecável e garanta segurança e infra-estrutura para esta empreitada única! Provavelmente teremos uma Dark Zone na noite que antecede ao Rafting e a relargada nos botes ao amanhecer fará com que todos terminem o trecho antes do anoitecer.
Nos tempos atuais de falta de tempo e espaços, a Brasil Wild estará novamente cumprindo sua missão de mostrar nosso Brasilzão e mais uma imensa área inóspita e de grandes belezas naturais do nosso País, onde o tempo passará conforme nossas pedaladas, remadas e corridas!!! O programa Survival acaba de ser gravado no Jalapão e se você procura uma aventura e uma verdadeira corrida de expedição, tenha certeza que a Brasil Wild Extreme 2009 atingirá esta expectativa e que apesar de difícil para todos, terá progressões rápidas, sem grandes variações altimétricas, tendo no entanto PCs facultativos que tornarão a prova mais longa e técnica valorizando a orientação e a estratégia.

JALAPÃO 2009 - 476Km

Altamente dinâmico, divididos em 10 pernas, e com muita variedade de cenário em cada modalidade, a corrida do Jalapão promete uma viagem por diferentes formas da natureza Tocantinense.

Haverá uma dark zone na prova, com compensação do tempo parado, onde os atletas ficarão parados às margens de um rio onde enfrentarão na manhã seguinte as corredeiras do rafting. Assim, esta é uma prova que podemos dizer que terá dois estágios: Um de 22 horas de duração e o outro de 101 horas ininterruptas no máximo. A variação altimétrica será pequena. Na região não há grandes desníveis e por isto a prova será muito rápida, com velocidade média alta. Devido a estas características, uma parada e pouco desnível, quase não haverá corte e acreditamos que todas as equipes possam fazer a prova inteira, sendo esta uma ótima oportunidade para equipes que desejam experimentar competições mais longas (no próximo informativo mais detalhes sobre tempos) No entanto, a falta de chuva à época (existe água em abundância, mas o calor durante o dia será forte), a intensa disputa e principalmente a logística e a estratégia vão tornar as coisas mais técnicas e difíceis, e serão fundamentais para um bom resultado.
Muita mais para uma aventura do que para o esporte em si, com a lua cheia iluminando nossos caminhos, a Extreme 2009 será uma viagem e vai superar as expectativas!!!

Trekking: 133 km

As três pernas de Treking serão variadas e de belezas diferenciadas! Uma será pelo cerrado baixo e veredas, no coração do Jalapão em uma região totalmente inóspita. Outro pelas serras, com visuais de grandes e longínquos horizontes e grandes serras e o outro em meio ao cerrado alto e cachoeiras, lembrando um pouco a Mata Atlântica do sudeste.
Bike: 229 km
Nas bikes também teremos três pernas em terrenos diversos, sendo uma quase que totalmente plana em meio ao cerrado baixo e com um PC Virtual Facultativo Opcional pelo caminho, outra em meio a pequenas serras e muita vegetação e uma terceira mais técnica na beira da serra incluindo um single trek.
Canoagem: 69 km
Na canoagem também não será diferente. Três pernas bastante dinâmicas, rápidas e variadas. Uma perna de Rafting (veja abaixo) no meio do cerrado baixo, outra em um rio de médio porte com mata ciliar nas margens e uma terceira na imensa represa do rio Tocantins. Usaremos botes de rafting e ducks ou sit on tops duplos nas outras duas pernas (no próximo informativo será confirmado).
Rafting: 39 km

O Rafting será mais uma das atrações da prova. O rio Novo deverá ficar marcado como a etapa de rafting mais incrível já realizada em uma Corrida de Aventura no Brasil, e talvez uma das mais sensacionais no mundo.
O rio corta o Cerrado e sua água é potável. Devido à época de verão no Tocantins, e a completa ausência de chuva, a água é 100% transparente, e o nível do rio deixa a mostra dezenas de praias paradisíacas (em uma delas as equipes ficarão paradas durante a Dark Zone), adornadas por lindas vegetações, com destaque para os buritis, palmeiras típicas dos charcos e beiras de rio no Cerrado.
As equipes vão encontrar muitas corredeiras pelo caminho, de classe I a III. Existem corredeiras de classe IV no percurso, mas as mesmas deverão ser portageadas, em vitude do rafting ser sem guia, conforme sinalização e indicação dos guias presentes no local. Teremos 2 portages obrigatórios somando cerca de 1,4 km e um opcional.

Técnicas verticais:

Na região do Jalapão e em toda a prova, não há grandes possibilidades para montagem de estações de técnicas verticais mais complexas. Mesmo assim estaremos realizando uma ascensão e um rapel guiado de 70 metros e um rapel de 20 metros em cenários paradisíacos.

Orientação:

Apesar de aparentar uma navegação simples, a manutenção do azimute correto, a leitura do terreno e em algumas pernas as opções de caminho vão tornar a possibilidade de pequenos erros quase que constantes.

Nenhum comentário: