sábado, 28 de março de 2009

Aventureiros por natureza

Atualmente, os esportes de aventura ocupam uma posição privilegiada na sociedade, atraindo cada vez mais adeptos a sua prática. Existe uma infinidade de esportes e técnicas nos quais um fator é constante; a emoção do risco. A fórmula é uma só. O hipotálamo (uma região do cérebro) recebe um estímulo (emoção) e incita a hipófise (glândula que fica no interior do crânio) a produzir um hormônio que vai direto para as glândulas supra-renais, aquelas que liberam a famosa ADRENALINA. Com ela, de repente, tudo muda: a barriga gela, o coração acelera, os brônquios se dilatam, os intestinos praticamente param, a respiração fica ofegante. A energia do corpo parece triplicar. É em busca destas fortes emoções que os adeptos dos esportes radicais, trocam os prazeres da vida urbana pelo desafio de jornadas pela natureza, vivendo momentos de pura aventura, desafiando os limites.
Apesar dos esportes e técnicas verticais estarem sempre em contato com o risco, ele é minimizado, pois todos os equipamentos suportam uma capacidade bem acima do requerido usualmente, desde que utilizados equipamentos com hologação reconhecida.
Técnicas radicais como o rope swing ou pêndulo, tirolesa e rapel, tem chamado a atenção, pois podem ser praticados por pessoas que nunca tiveram contato com tais atividades e exploram as sensações extremas como medo e desafio.
Os adeptos dos esportes de aventura exploram e se beneficiam das mais variadas paisagens. Soltam-se no ar, a centenas de metros de altura, numa rara possibilidade de voar como um pássaro. Enfrentam corredeiras de um rio a bordo de um bote ou de uma bóia. Enfiam-se numa trilha dentro de uma floresta. Conhecem a sensação de viajar por um outro "planeta", habitado por seres coloridos, onde a lei da gravidade se altera - o fundo do mar.
Hoje são vários os esportes de aventura, todos perfeitamente seguros, desde que praticados com responsabilidade.
Viver a vida na adrenalina já é uma rotina para muitos grupos de esportistas.
Quase não se houve comentários sobre acidentes provocados por falha de materiais, mas muitos de falha humana, portanto, sempre pratique com muito cuidado e com a supervisão de pessoas capacitadas.

Nenhum comentário: