quarta-feira, 25 de março de 2009

Como utilizar corretamente sua cargueira

Se voce é amante de caminhadas e trekking, ou precisa se locomover com cargas consideráveis, é necessário também ter noções de como organizar e utilizar sua mochila cargueira.

Valem estas pequenas dicas:

Sua espinha vai agradecer muito se você organizar os objetos dentro da mochila de forma simétrica. Ter objetos "espetando" as costas durante a atividade não é nada confortável. Coloque primeiro o saco de dormir, pois ele é leve, não vai forçar os seus quadris e também serve como ótima sustentação para o resto dos equipamentos. Em seguida, procure deixar os objetos mais densos e pesados na parte que ficará em contato com as suas costas, posicionando assim o seu centro de gravidade.Problema: O peso tende a se concentrar no fundo, principalmente em mochilas flexíveis, o que força demais as alças de fixação. Em trilhas suaves, deixe os objetos mais pesados no meio da mochila ou um pouco acima. Já trilhas mais irregulares, em que a mochila ficará balançando muito, exigem que o centro de gravidade seja mais baixo.

- Procure deixar sempre à mão, próximos de alguma abertura na mochila, aqueles objetos essenciais em emergências, como jaquetas de lã e capas de chuva, pois são pequenos e leves.
- O mesmo vale para documentos, pequenas quantias de dinheiro, bússolas, mapas, protetor solar e lanches, que ficam muito bem armazenados nos bolsos externos das mochilas, e não lá dentro onde será quase impossível achá-los sem tirar todas as outras coisas de cima.
- Objetos importantes como os documentos e as chaves do carro devem ficar em um bolso só para eles, pois assim não correm o risco de serem deixados para trás em alguma parada para o lanche.

Solução: Suportes e estruturas dão sustentação, como o Crossbow da Lowe Alpine, sempre auxiliados pelas alças de fixação.

Regulagem

- Use as alças de regulagem para melhor prender a mochila ao corpo. Quanto mais presa ela estiver em suas costas, menos atrapalhará durante a atividade esportiva e maior será o seu conforto.
- A mochila precisa estar fixada confortavelmente em suas costas, sem vácuos ou pontos incômodos.

A parte de baixo da mochila deve se moldar comodamente na parte superior dos quadris, pois lá estarão cerca de dois terços do peso da mochila (as alças sobre os ombros suportam o resto)- Sinta o peso centrado nas costas, ou seja, bem distribuído por toda a mochila. Nunca inicie caminhadas com um lado mais pesado que o outro.- Use as alças principais para colocar a mochila acima de seus quadris, nunca na mesma linha ou abaixo deles. As cintas horizontais, no peito ou na cintura, servem para estabilizar todo o conjunto. A mochila não pode ficar balançando quando você anda.- Confira a largura das alças principais. Em ombros muito largos, as alças principais podem causar assaduras na pele, abaixo dos músculos peitorais, principalmente em caso de longas caminhadas.Mochilas com alças de fixação reguladas corretamente evitam o movimento da carga durante a caminhada, auxiliando o rendimento dos passos .

Conservação - Ao comprar sua mochila estude o tipo de tecido e suas condições quando encharcada. Perceba quais as áreas de inundação evidentes, mesmo sem o texte efetivo na água- Evite ao máximo o transporte de alimentos líquidos dentro das mochilas. Mesmo sem roupas por perto, o derramamento de comestíveis compromete totalmente a higiene, provoca odor e também prejudica a conservação- Esqueça de cuidar da mochila durante as viagens, mas jamais dispense cuidados na volta. Se for o caso, uma boa lavada com sabão neutro e secagem a sombra. Senão apenas um pano úmido e igualmente uma boa secagem- Guardar também é importante. Recolha sua mochila em local seco e ventilado, e guarde-a somente depois de certificar-se de que ela esteja completamente seca- A mochila vai estar com você o tempo todo, durante sua aventura. Apesar de não ter vida própria, vai desejar tanto quanto você descansar limpa e seca, para lembrar de tantas passagens do caminho.

Fonte: Montanhista.bio.br

Nenhum comentário: