sexta-feira, 27 de março de 2009

HardRock

Diversos esportes se orgulham de ter dentre suas modalidades, a atividade mais dura, ou mais completa do mundo. Atualmente é muito relativo intitular a prova como a mais pesada ou dura do mundo. Existem diferentes aspectos que podem levá-la a este título, tomando-se em consideração os fatores para esta classificação.
Durante muitos anos a anônima prova do Spartathlo na Grécia, foi considerada a prova mais cruel, com um percurso de 246 km, refazendo o percurso do Rei Leônidas. O mesmo ocorreu quando surgiu o IronMan. Prova de malucos, foi o que disse a primeira matéria sobre o evento, que consistia em nadar 3,8km, pedalar 180km e correr uma maratona inteira ao final. Depois de alguns anos, se tornou pai do triathlon, hoje esporte olímpico. E talvez o avô do triathlon então seja o Ultraman. Uma prova que consiste em vários dias de competição. Na Europa já existem o triatlo no formato tour, ou seja vários dias competindo triathlo em diferentes localidades dentro da mesma prova.
E finalmente, na década de 80, uma das primeiras provas de corrida de aventura, foi a expedicionária Ecochallenge, patrocinada pelo canal Discovery Channel. Uma prova que tinha o percurso variando de 500 a 700 km, com equipes totalmente auto-suficientes, carregando pelo caminho mochilas com aproximadamente 20 quilos. Uma prova que testou os limites de muitos atletas e consagrou outros nomes. Porém devido a crueldade do percurso, as baixas eram muitas pelo caminho, exaustão, acidentes, doenças, fora a dificuldade natural da prova.
O que não é negável, é o fato que tais provas criaram mitos e lendas. Se é dificil vencer a prova mais difícil do ciclismo na atualidade, o Tour de France, imagine vencê-la 7 vezes seguidas? Foi o feito que consagrou o norte-americano Lance Armstrong, após um câncer diagnosticado como incurável.
A Grécia não é mãe somente da maratona tradicional, com seus 42,195 metros, mas também da ultramaratona. Prova que consiste em percursos maiores que 50 km, chegando a ter percursos de 7 dias de corrida sem intervalos. Na Grécia é muito comum ultramaratonistas, enquanto no Brasil poucos conhecem. O grande nome brasileiro Walmir Nunes, é mais conhecido no exterior do que aqui. São tradicionais as provas de 100km e 24hrs. Uma prova não muito distante desta é a Mountain Man, com percusos offroad, pelas montanhas austríacas.
Dean Karnazes, por exemplo, retornou as corridas aos 30 anos e se mostrou um fenômeno, Correu 560 km sem parar (levou mais de três dias). Venceu a Badwater, ultramaratona de 215 km que é considerada a prova a pé mais dura do mundo, juntamente com a Spartathlo. Escreveu um livro, O Ultramaratonista, que se tornou best seller e que acaba de ser lançado no Brasil. Mais recentemente, encarou o Endurance 50, um desafio em que correu 50 maratonas em 50 dias consecutivos, uma em cada estado norte-americano. Como conseguiu tudo isso? É simples: não há nada que Dean Karnazes ame mais do que correr pelas montanhas, centenas de quilômetros a fio. "Existem diferentes paixões. Nem todo mundo gosta de correr. Se você é músico, seja o melhor músico que puder. Atire-se de coração ao que ama e você se realizará", diz Karnazes
No mundo do ciclismo, existem provas extremamente difíceis, como a RAAM (Road Across America), que é a prova de costa a costa, com mais de 4500 km de extensão. Uma prova non-stop com auxílio externo. Algumas equipes tiveram bons resultados em provas deste formato.
Analisando deste ponto de vista, e o Tour de France, que é hoje a maior com maior público do mundo depois das Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol. Com percursos de 4 mil km, as melhores equipes de ciclismo do mundo disputam a famosa maiout jeune.
Na versão off Road, a Cape Epic, considerada a prova de maratona MTB mais difícil do mundo, sendo realizada na Africa e a TransAlp realizada nos Alpes. Existem ainda inúmeros esportes que podem ser listados, onde alguns feitos podem ser dignos de ocupar uma categoria no Guiness Book.
O que leva atletas a estimular a capacidade de seu próprio corpo, suportando situações de extremo desconforto, para provar que são capazes de enfrentar qualquer desafio?
Acredito muito no ver para crer, como diz um certo empresário que fundou uma empresa de experiências pessoais. É isso mesmo. Ele ganha dinheiro vendendo experiências de vida.
Por isso mesmo hoje escalar o Everest já se tornou mais comercial do que um feito grandioso. Incrível é a habilidade dos sherpas em levar turistas para o topo, em ambiente rarefeito carregando cargas mais pesadas que seu corpo, contratados por agências que faturam alto com estas jogadas, vendendo experiências de vida.

Nenhum comentário: