terça-feira, 24 de março de 2009

AGULHA DO DIABO

Escolhida como uma das 15 escaladas mais espetaculares do mundo

A escalada da Agulha do Diabo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, está entre as 15 escaladas solo em rocha mais desejáveis do mundo. A seleção foi divulgada recentemente pelo site Hottnez, especializado em viagens e aventura. A Agulha do Diabo divide a lista com picos e parques famosos, como o El Captain no Yosemite National Park (EUA) e Torres Del Paine, no parque de mesmo nome (Argentina). O Monte Roraima, também parque nacional, é o outro point brasileiro na lista.

O site descreve a Agulha do Diabo como uma escalada difícil mesmo para escaladores profissionais por seus vários obstáculos naturais, incluindo a dificuldade de acesso à base da via e ao cume e o clima instável da região. O site destaca a fantástica vista do cume da Agulha do Diabo, que inclui as formações da Serra dos órgãos, o vale do Soberbo e a Baía de Guanabara.
A Serra dos Órgãos é considerada a principal área de escalada no Brasil pela quantidade e diversidade de paredões rochosos. O PARNASO protege paredes de todos os níveis, desde campos escola ao bigwall da Pedra do Sino, com mais de 600 metros e considerada a escalada mais técnica do país, exigindo vários dias na parede para atingir o cume. O Parque protege ainda o Dedo de Deus, símbolo do montanhismo brasileiro. A conquista do Dedo de Deus, em 1912, é considerada o marco inicial da escala no Brasil.

Fontes:

Nenhum comentário: