terça-feira, 24 de março de 2009

É sempre melhor previnir.

Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo. Algumas orientações básicas são exatamente importantes e podem salvar vidas:
  • Não amarre.
  • Não corte nem fure.
  • Não dê nada para beber ou comer.
  • Mantenha a vítima deitada para evitar ue o veneno seja absorvido rapidamente.
  • Se a picada for na perna ou no braço, estes devem ficar em posição elevada.
  • A vítima deve ser levada imediatamente, deitada, para um serviço de saúde mais próximo.
  • Sempre que possível, leve o animal para ser identificado.
Não se esqueça: O soro específico é gratuito e distribuído pelo Ministério da Saúde.

As picadas de insetos como abelhas, vespas e marimbondos provocam muita dor e assustam, mas os riscos são pequenos, mesmo que as picadas sejam numerosas. Após a picada, há inchaço. Pessoas alérgicas podem, com apenas uma única picada, ter choque anafilático que pode ser fatal. É importante ao socorrer uma picada desses insetos, remover o ferrão com pinças. Vespas e marimbondos não deixam o ferrão. Abelhas morrem depois de picar, deixando o ferrão. Aplique uma compressa fria para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Quando a picada ocorrer na boca, dê gelo para a vítima chupar.

Em caso de picadas de carrapatos, esses devem ser removidos o mais depressa possível e colocados em um vidro, para serem examinados em um serviço médico. Os carrapatos podem se vetores de doenças e devem ser retirados com uma pinça, puxando-os pela cabeça em movimentos de vai-e-vem. Não tente retirá-los de uma vez só, pois a cabeça ficará presa na pele.

Os escorpiões são pouco agressivos e têm hábitos noturnos. Encontram-se geralmente em pilhas de madeira, cercas, sob pedras e adaptam-se bem ao ambiente doméstico. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, salivação, tremores e até convulsão.
Podem ocorrer alterações cardíacas, de pressão arteriral, respiratórias e choque. Mais importante que isso é previnir, evitando amontoar sapatos, roupas e utensílios domésticos, examinando e sacudindo-os antes de usar. Manter sempre berços e camas afastados da parede. Evitar acúmulo de ferro velho, telhas, e tijolos perto de residências. Limpar constantemente ralos de banheiros e cozinhas. Os primeiros socorros consistem em transportar o acidentado rapidamente à unidade de saúde para a aplicação do soro específico, se necessário. Ele deve ser mantido em repouso, e não se esqueça de levar o animal que causou o acidente para identificação.

Nenhum comentário: