terça-feira, 31 de março de 2009

Porque escalar?

O que leva um ser humano a "desafiar" a lei da gravidade só para chegar ao cume de uma montanha? Tirar algumas fotos e depois descer? Maluquice? Vaidade? Ou falta do que fazer?
Todos se entusiasmam com algumas histórias que envolvem "aventuras" e "perigos", mas não sabem exatamente o que é escalar.
Escalar não é apenas o uso da força física e resistência para subir uma montanha, mas um trabalho psicológico que envolve paciência, controle, conhecimento, vontade e persistência, e no momento da escalada, "o mundo passa a não existir", tudo se apaga da mente restando apenas o instante vivido, seus medos e ansiedades, o controle dessas tensões que são potencializadas no momento da exposição, o lidar com essa situação é que possibilita o amadurecimento do escalador e o sucesso de suas escaladas. A parte física é importante a medida que o escalador vai desenvolvendo seu nível técnico e desejando objetivos maiores, isso faz com que ele se dedique a treinamentos mais específicos, que fortaleçam a musculatura para o esporte, aliando assim resistência, equilíbrio e leveza. O conhecimento técnico vem acompanhando esse processo, com a confiança no equipamento e o domínio de sua utilização, vai dissipando o desconforto da altura, tornando cada vez mais seguras as suas escaladas (desde que respeitadas as normas de segurança), encorajando assim o escalador a ascensões mais difíceis tecnicamente.
Portanto, escalar montanhas não se resume em subir para tirar fotos ou curtir a paisagem, mas num processo que se inicia com o desejo de escalar determinada montanha, e todas as tensões que surgem dessa decisão, ao fim da escalada. E quando perguntarmos a um escalador, o por quê de escalar, ele responderá: Não sei, porquê é bom! Beto Viana

Nenhum comentário: