quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ambiente Outdoor

Chegar ao cume de uma belíssima montanha, depois de percorrer fantásticas trilhas, atravessar rios, contemplar cachoeiras, fauna e flora impressionantes. Ou quem sabe transpor paredões de rocha nua, desafiando-nos a extasiante aventura de vencer, não a montanha, mas a nós mesmo e nossos medos, aumentando nossos limites e qualidades edificantes.
Não se vence a natureza. É ela que nos dá a chance, a oportunidade de nos tornarmos seus amigos, e obtermos sua permissão para alcançarmos nossos objetivos.
Recomenda-se aos iniciantes no montanhismo, calma! Desfrutar dos elementos naturais pode ser frustrante e até mesmo traumatizante se voce não respeitar seu próprio corpo e a natureza. É comprovado que como todo esporte, o montanhismo exige preparo físico e também, mental.
Para uma melhor adaptação, o ideal é começar com caminhadas leves aumentando gradativamente para as de maior dificuldade.
Da mesma forma, a escalada em rocha exige uma gradativa evolução. O ideal é começar com um curso básico de escalada ou a companhia de alguém experiente e responsável. Depois dependerá do praticante a evolução.
Lembre-se, um montanhista completo, é aquele que pratica escalada e caminhada de forma consciente, respeitando a flora, a fauna e a população local, causando o mínimo impacto ambiental.
Cuidado por onde andar ou segurar, evitando animais peçonhentos, espinhos, buracos e fendas.
Na escalada, não sobrecarregar tendões (evitando lesões), conferir equipamentos e equalizações a todo momento para evitar acidentes. Em paredes longas não descuidar de ingerir água, proteger-se com filtro solar, evitando insolação, desidratação e queimaduras. Utilizar sempre o equipamento completo de segurança, inclusive capacete. É a vida que está em risco.
Seja responsável, cuide de sua vida e dos outros, desfrutando de ótimas escaladas e caminhadas deste esporte alucinante.
Há uma grande magia que envolve a montanha. Algo que enfeitiça intrépidos aventureiros que se atrevem a penetrar em seus domínios. Escalar montanhas por trilhas íngremes ou rudes paredões de rocha, traz uma grande riqueza de espírito aos montanhistas. Depois de uma difícil caminhada onde enfrenta-se a lama, tempestades, sol inclemente, árduas subidas e descidas, perigosos rios, picadas de insetos, bivaques na parede, o tempo todo alertas para não cair nenhum material, para não cometer imprudências na segurança, passar sede, as vezes fome, cansaço, desânimo, entre outras dificuldades próprias de uma grande escalada, os valores adquiridos na sociedade mudam.
Na montanha há uma natural necessidade de companheirismo e solidariedade. Essas qualidades são empregadas no dia a dia. A vida passa a ser mais valiosa, a raça, a cor, o credo, a posição social passam a ser coisas insignificantes.
E que outra melhor maneira de viver a vida, que partilhar com amigos as coisas boas e maravilhosas que Deus nos oferece, como a natureza?! Somos vítimas voluntárias desse feitiço que são as montanhas.

Nenhum comentário: