quinta-feira, 2 de abril de 2009

Para quem gosta de correr

O termo ultramaratona designa corridas a pé que tenham uma distância superior a 42,195 quilômetros, distância oficial da Maratona.
Um segundo critério para definir ultramaratona, baseia-se na duração do percurso em tempo, que geralmente compreende provas de até 6, 12, 24 ou 48 horas.
Talvez a essência da Ultramaratona seja sua suprema falta de utilidade. Não faz sentido, num mundo de naves espaciais e supercomputadores, correr vastas distancias à pé. Não há dinheiro e nem fama envolvidos na maioria das provas, freqüentemente nem mesmo há a aprovação dos familiares e entes queridos. Mas como afirmam poetas, apóstolos e filósofos desde os mais remotos tempos, existe muito mais na vida que a simples lógica e o bom senso. Os Ultramaratonistas percebem isso instintivamente. E eles sabem algo mais que está perdido no sedentarismo. Eles entendem talvez mais que ninguém, que a porta para o espírito se abrirá com o esforço físico. Ao correr tão longas e extenuantes distâncias eles respondem uma chamada do mais profundo de seu ser – uma chamada que responde quem realmente eles são”. ( David Blaikie)
Algumas provas contam ainda com algo além da distância, como variação excessiva de terreno e temperatura, umidade do ar baixa, entre outras. Veja algumas ultramaratonas famosas:
  • Atacama Crossing
  • Badwater Ultramarathon
  • Gobi March
  • Marathon des Sables
  • Kalahari Augrabies Extreme Marathon
  • RacingThePlanet
  • Sahara Race
  • The Last Desert
E cada vez mais esta lista cresce, pois, hoje é comum, com o advento de esportes cada vez mais duros e penosos a procura dos limites humanos. São tradicionais as ultras realizadas na Grécia, com festivais mundiais que reunem corredores que disputam provas de 7 dias a 6 horas de prova. Existem no Brasil algumas ultras e atletas famosos. Um que se destaca pelo curriculum de vitórias e recordes é o santista Valmir Nunes.

Quem ainda não ouviu falar em Dean Karnazes?
Este norte-americano de ascendência grega, possui feitos que aproximam-se da ficção científica. percorrendo mais de 500 kilômetros sem parar, durante mais de 80 horas. Correu os cerca de 217 kilometros da Badwater Ultramarathon, a mais exigente prova de corrida do mundo, acessível apenas a uma elite de menos de 100 atletas, em menos de 24 horas, sob temperaturas superiores a 50 graus centígrados e no pólo sul com temperaturas inferiores a -40ºC. Fez 50 maratonas de em 50 dias consecutivos, em 50 estados diferentes dos EUA, tendo obtido o melhor tempo no quinquagésimo dia, completando os 42 Km da maratona de Nova Iorque em cerca de 3 horas.
Condição físicas naturais excepcionais, com uma pulsação cardíaca em repouso próxima de 3o batimentos cardíacos por minuto, tal como Lance Armstrong, as conquistas de Karnazes devem-se em grande parte à sua vontade inabalável de levar ao extremo o corpo e a mente. A história de Dean Karnazes, contada no seu livro "Confissões de um corredor noturno - O Homem da Ultra-maratona", é um emocionante relato da sua relação com a corrida e da sua necessidade de correr, e de como esta sua saudável obsessão mudou a sua vida e dos que o rodeiam. Este livro é já o sétimo livro de esportes mais vendido dos tempos e, apesar da sua postura humilde e descontraída, é indubitavelmente uma estrela de dimensão mundial, e uma inspiração para muitos desportistas, profissionais e amadores.

Nenhum comentário: