sábado, 25 de abril de 2009

Selim para mulheres

Estive lendo uma materia, depois de analisar as diversas dúvidas sobre selim e decidi coloca-la aqui. Li alguns textos sobre isso e, reparei que hoje os fabricantes com o aumento do número de praticantes, se preocupa com um público que durante anos ficou esquecido; as mulheres.As mulheres, agüentaram por anos os duros e estreitos selins, concebidos sem respeito à anatomia feminina. Um formato que tem sido fabricado são selins com narizes mais curtos e mais largos, do que os selins tradicionais. As mulheres tem a pélvis mais larga e profunda e "hip bones", ou seja, ossos do quadril, mais afastados do que os homens, por isso que o selim feminino é mais amplo que o masculino na parte de trás, assim oferece melhor suporte aos ísquios e a musculatura das nádegas.


Georgena Terry – pioneira no design e construção de quadros e componentes femininos – tem uma linha especial de selins femininos bem bacanas em seu site. Terry notou que as mulheres tendem a se sentar mais para trás em seu selim do que os homens. Pois Terry acredita que é devido ao modo com que distribuímos a massa muscular, de forma diferente quando sentamos.
Myata Pavea e Terry desenvolveram os selins vazados, alguns homens também adotaram o modelo para evitar as dormências que sentiam ao longo dos pedais.
Esse ao lado é da Selle Royal, com gel. Hoje tem muita coisa boa no mercado. Por isso é importante experimentar diversos selins para encontrar um que se encaixe às suas medidas, e principalmente, o seu bolso. As larguras variam de fabricante para fabricante. Então, teste quantos puder, assim não precisará gastar dindin tão cedo com isso novamente. Lembre-se que as mulheres tem o corpo diferente dos homens e diferente das outras mulheres também.
Lembre-se:
Existem vários selins femininos no mercado, muitos dos quais são preenchidos com alguma forma de gel e apresentam um design propício. Também existem os de espuma que oferecem um amortecimento básico, mas mantém boa sensibilidade ao ciclista. Esses são mais baratinhos.Os modelos de molas podem aparentar mais conforto, porém deixa o ciclista mais solto no ar. Uma pedalada em ruas de paralelepípedo pode ser boa, mas ao mesmo tempo você fica pulando demais. Elastômero: suaviliza os impactos sem roubar a sensibilidade do ciclista. Tem que testar vários, e lembre-se, um bom selim ajuda muito, mas é importante uma bike bem regulada.
Muitas mulheres usam o selim inclinado para baixo. Se inclinar demais você será projetada para frente e vai acabar contraindo os músculos, consequentemente, terá dores nos ombros, pulsos e mãos. Pior que um selim ruim, é uma bike que seja grande demais. Então, nunca compre uma bike sem experimentá-la. Isto ajuda na dirigibilidade e conforto. Nem toda mulher precisa de um selim maior, nem toda mulher precisa de uma bike com medidas especiais, mas toda mulher precisa de uma bike bem ajustada ao seu corpo.
artigo publicado na pedal.com

Nenhum comentário: