quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mundial de Aventura 2009 - Estoril XPD Race

ARWC - Adventure Race World Champinships 2009, acontecerá este ano em na região central de Portugal durante os dias 05 e 15 de novembro. A prova será disputada em um percurso de aproximadamente 800 quilômetros e ascenção de 20.000 metros, dentre as melhores equipes do mundo. Este ano a corrida irá unir duas das mais conhecidas áreas de esportes de aventura de Portugal, a Costa do Estoril e a Serra da Estrela.
A organização explica que as duas regiões possuem cenários e desafios muito diferentes entre si. A Costa do Estoril é conhecida por muitos competidores pelos seus penhascos, belas florestas e o mar agitado, além do Parque Natural de Sintra-Cascais, que o local perfeito para o mountain biking e orientação a pé, enquanto a Serra da Estrela por outro lado é perfeita para técnicas verticais, paragliding e esportes de neve. Este contraste de ambientes proporcionará aos competidores uma variação nunca vista em outra edição do ARWC.
Para que as equipes tenham inscrição garantida no ARWC, é necessário estar entre os vencedores dos ARWS, ou entre os melhores do AR World Series, Circuito Mundial da categoria.
Ao todo pontuam equipes que participaram dos 26 eventos mundiais do Circuito de 2008 a 2009.
Dentre os Brasileiros, em lista de pre-inscrição está a AKSA e aguardando vagas estão Oskalunga e a Cerrado Minas. Ano passado o Brasil sediou o ARWC, no nordeste através do Ecomotion Pro.
Sustentabilidade e conservação são duas palavaras chaves do evento deste ano. O percurso foi montado levando em conta esses dois fatores e a organização demonstrará que um percurso bem planejado no periodo correto do ano e usando meios de progressão adequados tem um minimo impacto na natureza. A prova passará por mais de cinco parques naturais e áreas especiais de conservação.

Nenhum comentário: