segunda-feira, 1 de junho de 2009

Russo vence o Centenário Giro 2009

O ciclista Denis Menchov, da equipe Rabobank, foi o vencedor do Giro d’Italia 2009, depois de sofrer uma queda no último quilômetro de um emocionante contrarrelógio, vencido pelo lituano Ignatas Konovalovas (Cervélo), que completou o percurso de 15,5 km em 18min42s. A disputa aconteceu em um circuito montado na cidade de Roma, com diversos trechos de paralelepípedos e muitas curvas.

Mesmo com a queda, Danilo Di Luca (LPR), segundo lugar na classificação geral, não conseguiu tomar a maglia rosa (camisa rosa) de seu adversário, com quem travou uma batalha nas etapas finais da competição. O italiano terminou o CRI em 19min27s, 21s a mais que Menchov, que marcou o tempo de 19min6s. Nomes importantes, como Levi Leipheimer (Astana) e Michael Rogers (Columbia-High Road), não cumpriram com seu favoritismo para levar a etapa.
Leipheimer, que é companheiro de equipe de Lance Armstrong, finalizou a etapa a 53s, e Rogers marcou 49s a mais que o lituano. Já Lance Armstrong cruzou a meta a 1min19s, ficando na 12ª posição geral. “Não esperava acabar a competição tão bem”, disse o norte-americano. “Vim sem nenhum objetivo e vou contente, sobretudo por meus últimos dez dias de competição. Melhorei muito e creio que este resultado é o suficiente para pensar que meus meses de junho e julho serão muito brilhantes”, declarou o heptacampeão do Tour de France. Armstrong também falou sobre sua experiência no Giro. “Aqui se corre de uma forma diferente da qual estou acostumado. Apesar de eu ter visto o perigo de perto em algumas etapas, achei genial. O público é muito passional e eu gosto disso. Reconheço que aqui eu passei muito mais tempo com os fãs do que com a imprensa. Aqui, me senti mais livre que na França”. E relembrou sua clavícula fraturada. “Talvez eu tenha decepcionado alguns fãs com a minha atuação, mas eu não esperava mais, porque depois de uma lesão tão importante, não posso vencer corridas”. Por fim, o texano fez apontamentos sobre sua participação no Tour de France, que começa no dia 4 de julho. “Tenho 38 anos e tenho os pés sobre o chão. Mas isso não quer dizer que não vou trabalhar o mais duro que eu puder para estar na ponta do Tour”.
O pelotão profissional enfrentará a partir de 4 de julho, o 94º Tour de France. As duas voltas juntamente com a Vuelta a España, compõem as 3 grandes voltas do Ciclismo profissional, conhecida como tríplice coroa.

Nenhum comentário: