terça-feira, 7 de julho de 2009

RAAM - Road Across America

Após 11 dias, 17 horas e oito minutos de pedal, a carioca Daniela Genovesi, de 41 anos, entrou para a história do esporte nacional ao vencer a Race Across America, uma ultra maratona que cruza os Estados Unidos de Oceanside na Califórnia até Annapolis em Maryland em um total de 4800 km de ciclismo de estrada.
Dani conquistou a vaga para a RAAM no Desafio 24 Horas de Fortaleza, foi a primeira latina-americana a chegar lá e de cara venceu a prova.
Tem mais, há dois anos que nenhuma mulher conseguia completar a prova no prazo máximo de doze dias.
Até o oitavo dia a americana Janet Christiansen estava na frente, mas a estratégia de imposta a Dani por sua equipe foi dormir 4 horas por noite, enquanto que a americana dormia apenas quando já não suportava mais pedalar. Assim, Janet abriu boa distância no começo, mas com o cansaço acumulado, a brasileira foi encostando até passá-la por duas vezes.
Foi a maior emoção da minha vida no esporte. Foi uma emoção muito forte vencer esta prova tendo ao lado a minha família e os meus amigos, que vieram acompanhar a chegada. Tenho de agradecer muito a minha equipe, pois sem ela eu não teria conseguido”, disse Dani Genovesi, que na chegada chorou ao receber os abraços do marido Alexandre, do filho Victor, de 18 anos (que chegou de surpresa) e Julia, de 16 anos, que integrou a equipe e foi a responsável por preparar toda a alimentação da mãe.

Dani chegou a duvidar de sua capacidade de terminar a prova.

Comecei a sentir muitas dores nos dois joelhos, que ficaram inchados. Na TS 50 (posto de controle 50), dormi por duas horas, tomei antiinflamatórios e as dores diminuíram, mas por um momento eu pensei que o corpo poderia dizer não, mas deu tudo certo.
Eu que a conheço bem, fico com os olhos marejados de água de imaginar a emoção dessa carioca, que é mountain biker, remadora e adora uma corrida de aventura. Emoção dela e minha também, queria ter estado lá na chegada.
O corpo de Janet começou a dizer não lá pelo oitavo dia. Foi quando Dani teve certeza de que a estratégia de sua equipe fora perfeita.
Eu a ultrapassei à noite e parei para dormir. E ao começar o dia seguinte pensei que iria levar umas seis horas para tirar a diferença novamente. Porém, com vinte minutos de pedalada, eu já estava passando por ela, como um furacão. Deu até pena dela, pois ela estava sofrendo. Pensei, caramba, ela ainda vai sofrer por tantos quilômetros.
Janet Christiansen finalizou em segundo, com 12 dias, 3 horas e 54 minutos, quase 11 horas depois da brasileira. Segundo ela, "Daniela fez essa corrida muito interessante para mim, ela pressionou a mim e ao meu time, e isso é bom, a real é que eu gostei. No oitavo dia ela passou por mim como se estivesse indo para um passeio de bike de um único dia!"
O santista Claudio Clarindo completou pela segunda vez a RAAM desta vez em sétimo lugar com o tempo de 10 dias, 22 horas e 25 minutos.

Nenhum comentário: