domingo, 10 de maio de 2009

Aproveite os descansos, para descansar

Quem já escalou uma parede vertical ou negativa sabe o quanto o antebraço cansa, ficando “tijolado”, dizem os escaladores. Isto acontece principalmente quando se está escalando próximo do seu limite, oou mesmos os iniciantes, que colocam uma força além do necessário e cansam-se rapidamente. Chega-se a um ponto em que a mão do escalador não consegue mais fechar com a força necessária para mantê-lo na parede. Por mais que se tente, o braço não responde e aí acaba-se caindo. Retardar o máximo chegar a esse ponto de fadiga é uma busca constante de quem gosta de escalar próximo do limite. Para isso, além de treinar a técnica, para se mover de maneira eficiente, e a força, é preciso também saber descansar no meio da via. Mesmo escaladores de ponta precisam descansar no meio de uma escalada difícil. Descansar deve fazer parte da sua estratégia para escalar melhor.

Um dos princípios básicos para não gastar energia desnecessariamente é manter os braços esticados sempre que se estiver parado, procurando pela próxima agarra, assim, o peso do corpo fica em parte sobre os ossos e não somente nos músculos. Faça o teste numa barra, anote o tempo que você fica pendurado com os dois braços esticados e depois compare com o tempo obtido usando os dois braços dobrados. Muito importante também é não apertar as agarras com força em excesso, mas ao contrário, usar a força mínima necessária. É preciso relaxar e não ficar tenso demais com medo da queda ou preocupado em encadear a via. Outra dica é respirar normalmente, sem prender a respiração. Aproveite os descansos para respirar fundo e oxigenar o organismo. Enquanto estiver escalando procure por lugares onde você possa descansar, mesmo que seja no meio de um negativo. Pode ser uma agarra de pé, onde você consiga soltar as mãos, ou uma agarra de mão, que lhe permita balançar o outro braço para baixo, ao lado do corpo. Trocar e balançar as mãos dá aos músculos sangue novo e uma sobrevida, aumentando as suas chances de fazer as próximas passadas. O tempo usado para relaxar cada mão vai depender do seu condicionamento, do quanto está tijolado no momento e do tamanho da agarra.

Descansar é uma arte, seja entalando o joelho ou com as pernas bem abertas, ou até usando a cabeça, tudo é possível. E você ainda pode inventar a sua maneira particular de descansar enquanto escala. Utilize os pés para escalar; os músculo das pernas são muito mais fortes e suportam mais força. Utilize-os.

Tão importante quanto descansar é escalar com ritmo. Quando estiver numa via difícil, o escalador deve olhar adiante e analisar as próximas passadas. É importante planejar a escalada prevendo paradas regulares para descansar, e fazendo os lances difíceis com decisão, sem perda de tempo. Nos trechos mais fáceis, é melhor diminuir o ritmo, procurando por descansos e deixando a respiração voltar ao normal. Usar de tática também faz parte do jogo.

Nenhum comentário: