sexta-feira, 8 de maio de 2009

Aclimatação

Se a aclimatação não fosse necessária, as escaladas seriam realmente mais fáceis e nos concentraríamos ao cume
Aos olhos leigos, vendo as idas e vindas aos acampamentos, acabam não entendendo o porquê desta "enrolação" e terminam por não enxergar a objetividade de todo este planejamento.
Aclimatação é a pior parte de uma expedição à altitude e também, a principal. É um processo chato, em que você tem que esperar o seu corpo se adaptar às condições atmosféricas extremas, nas quais não conseguiria suportar em altitudes normais, ou seja, pressão menor, baixo teor de oxigênio e ambiente de altitude. É um processo simples.
Generalizando, os primeiros problemas PODEM começar a acontecer acima de 2900 metros de altitude. É por esta razão (e também para economizar dinheiro), a pressão de cabine de aviões nunca simula altitudes maiores que 2900 metros. Um dos primeiros sintomas que se sente ao chegar em altitudes superiores é a sonolência. Novamente, as companhias aéreas se aproveitam deste fato, já que boa parte dos passageiros vai ter sono e não consumirá tantos recursos durante o vôo. Entretanto, em algumas pessoas, os problemas só começam a aparecer acima de 5000 metros. Não devemos ter estes sortudos em conta na hora de aclimatar. Aparentemente, esta "sorte" é uma predestinação genética e não depende de praticar esportes, beber água ou comer bem.
A aclimatação perfeita começa antes mesmo de subirmos a montanha. Uma boa preparação para se aclimatar bem é praticar esportes que exijam do seu cardiovascular. Além disso, é recomendável beber muita água começando um dia antes de passar da linha dos 3000 metros. Ao detectar a baixa presença de oxigênio na atmosfera, o corpo começa a produzir mais glóbulos vermelhos que faz com que o sangue fique mais espesso, o que pode trazer problemas à tecidos pulmonares e cerebrais. Para evitar esses problemas, devemos fazer com que o sangue se mantenha liquefeito através de hidratação. Beber água, certamente é o que mais ajudará a aclimatação. É sempre bom observar a cor da urina durante a sua subida. Urina mais escura evidencia uma hidratação pobre. Ao passar dos 3000 metros de altitude, é realmente importante que se tenha uma estratégia de aclimatação. As melhores estratégias vão depender dos corpos de cada um e você só vai saber qual é a que melhor se adapta a você através de experiência. Aparentemente, uma lenta mas eficiente estratégia, parece funcionar para todos: "carregar alto de dormir baixo", ou seja, depositar cargas em lugares altos e voltar a dormir num lugar mais baixo. Devemos lembrar que não é só à baixa presença de oxigênio que o corpo deve se acostumar, mas também à baixa pressão externa, o que leva tempo. O fato de subirmos à altitudes superiores do que a que iremos dormir, de certa forma, engana o corpo e estimula uma extra produção de glóbulos vermelhos antecipadamente.
Acima de 3000 metros, na teoria, deveríamos passar pelo menos uma noite nessa altitude, antes de continuarmos aos 4000. Após passar pelo menos 2 noites acima de 4000 metros, aí sim, deveríamos iniciar a estratégia de carregar alto e dormir baixo, pode ser infalível. Tenha em mente que longas e exaustivas caminhadas não vão ajudar em nada na aclimatação, tente pegar leve no começo.
Muitas pessoas, acabam exagerando nos dias enquanto ainda se sentem bem. Isso geralmente se dá abaixo dos 5000 metros. Chegar exausto a um acampamento, não vai ajudar em nada na sua aclimatação. Num caso de exaustão, o seu corpo vai priorizar a recuperação física no lugar da adaptação às altitudes e, assim, degradará rapidamente e o seu processo de acimatação que vai passar por uma "pausa". É de vital importância que você se resguarde e não gaste demasiada energia, mesmo que você a tenha. Como você vai ter tempo de se recuperar depois, o ataque ao cume é a única situação em que a queima quase total da energia corporal é aceitável. É importante lembrar que a subida ao cume é somente metade do caminho.

Zona da Morte - acima de 5500 metros
O nome é assustador, mas se a aclimatação for bem planejada, você pode escapar ileso desta zona. O nome vêm desta faixa de altitude, onde a relação consumo Vs. obtenção de calorias, se desbalanceia e você acaba gastando mais do que o seu corpo consegue absorver. E sim, de fato, se você permanecer ali por alguns meses, poderá até morrer. Se a montanha em questão tiver mais que 7000 metros de altitude, mantenha uma base montada ao redor de 5500 metros, assim você poderá voltar para dormir após os seus trabalhos e não se desgastar tanto. Não ascenda mais que 1000 metros por dia. Não leve isso ao pé da letra, já não é em todas as montanhas que podemos dormir a exatamente 1000 metros acima do último acampamento.Em terceiro, volte à sua base, após qualquer atividade nos acampamentos mais altos. Aumente a quantidade de dias de permanência nos acampamentos altos gradativamente. Nestas altitudes, é fundamental manter uma boa alimentação. Cozinhar por si só é algo muito fatigante, não só porquê temos que derreter neve, mas porquê nunca se tem vontade de comer nas altitudes. O gasto calórico é absurdamente alto, e se uma boa dose de calorias não for absorvida todo dia, seu corpo se dregadará em poucos dias, além disso, sua aclimatação será prejudicada. É fundamental pelo menos uma descida à altitudes de pelo menos 4000 metros para descansar e se recuperar da chamada Zona da Morte. Relaxe e coma bem nesta descida.A permanência em altitudes superiores a 7500 metros, não ajudará em nada na sua aclimatação. Subidas nestas altitudes requerem longos períodos de descanso, e é somente recomendável superar os 7500 metros durante o ataque ao cume.Se a montanha em questão tem entre 6000 e 7000 metros de altitude, é possível subir sem ter que descansar tanto. A degradação corporal numa montanha de 6000 metros chega a ser aceitável e para não permanecer tanto tempo na altitude, é até melhor ficar somente alguns dias ao redor de 5500 metros antes de atacar o cume.Por fim, lembre-se que você pode ser um dos escolhidos, que assim como eu, vai ter que ficar mais tempo do que o normal para se aclimatar. Uma aclimatação ruim vai tornar tudo mais difícil. Qualquer atividade, o mais simples que seja, vai ser mais dolorosa e sacrificadora. Lembre-se como o seu corpo reagiu na sua última estadia na altitude e tente escolher a estratégia certa para o seu corpo. Experiência e água, portanto, são suas principais ferramentas para se adaptar nas grandes altitudes.
Maximo Kausch

Nenhum comentário: