sábado, 18 de julho de 2009

Por dentro da Aventura

Não satisfeitos em completar uma maratona, o ser humano foi além e inventou a ultramaratona. Ainda não satisfeito, inventou o ironman e logo sua versão cross country, veio entaum o conceito multisporte. Já não bastava o atleta dominar uma disciplina, mas várias. As provas de multiesporte ainda traziam o conceito de alto rendimento. A aventura veio para completar um campo entre o rendimento e o lazer. É um esporte caríssimo, é verdade. Quando vamos viajar, temos que levar uma tanta buginganga junto que mais parece uma mudança. Mas o que mais traz atletas para o ambiente da aventura é o conhecimento multidisciplinar; um esporte altamente estratégico e inteligente, e acima de tudo, autosuficiente. Apura o atleta fisica e mentalmente.
E para competir com os esportes olímpicos pela mídia, tras apelos sociais, ambientais e culturais. Mas cada um descobre de alguma forma sua paixão ou atração nesses esportes. Um esporte que tras como perfil dos participantes, pessoas mais maduras e estabilizadas financeiramente. Campeões mundiais neste esporte possuem mais de 40 anos, como foi o caso de Ian Adamsom eRobin Benincasa, que marcaram a primeira geração dos atletas de aventura em corridas cruéis como o Eco-challenge. Paul Romero, e no Brasil José Pupo, vem confirmar esse perfil.
O conceito de corrida de quartetos mistos, trabalho em equipe, superação de desafios, surgimento natural de lideranças, vai de acordo com filosofias modernas e até comportamento empresarial.
Como o Ironman, surgiram grande, em formatos, praticamente impossíveis para pessoas comuns, corridas expedicionárias, sem apoio, que desafiavam a sobrevivência dos participantes. Devido ao sucesso, hoje são realizadas em formatos mais adequados ao dia-a-dia de seus praticantes, em corridas curtas de poucas horas a um final de semana. Para encarar a corrida, o praticante tem que ter noções de primeiros socorros, trekking, mountain bike, canoagem, técnicas verticais, orientação e navegação terrestre,entre outras.

Nenhum comentário: