O Dia Nacional do Ciclista deverá ser celebrado em 19 de agosto, segundo projeto (PLC 43/08) aprovado ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A proposta, relatada pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES), será agora examinada pelo Plenário em regime de urgência.
A data é uma homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado, em Brasília, aos 25 anos, em agosto de 2006. O motorista que o atropelou dirigia em alta velocidade e embriagado. Para Cristovam, O Dia do Ciclista é uma importante medida para melhorar o debate sobre a educação no trânsito e a mobilidade urbana. Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) também defendeu a proposta.
Fonte: Jornal do Senado e Gabinete do senador Cristovam Buarque.
No mundo a data do ciclista se comemora dia 8 de dezembro. Veja matéria abaixo:
Na metade do caminho entre Como e Lecco, pegamos um desvio para as montanhas, encarando uma Ãngreme subida de 10 km de extensão desde a cidade de Bellagio. Mas todo esse esforço que fizemos não era em vão: no fim da subida está a igreja da
Madonna del Ghisallo, a padroeira dos ciclistas. Sim, existe uma, beatificada pelo papa Pio XII em 1949! A simpática capela fica a quase 500 m sobre o lago, num local com uma vista impressionante. Do lado de fora, próximo ao mirante, há o belo Monumento al ciclista e está sendo construído o Museu do Ciclismo. Dentro da igreja se pode ver várias bicicletas de ciclistas famosos, incluindo dos dois maiores da Itália, Gino Bartalli e Fausto Coppi. Há inclusive uma Caloi Eddy Merckx, sobre a qual Fábio Casartelli morreu num acidente durante o Tour de France de 1995, uma verdadeira surpresa. As paredes são forradas de fotos e camisas de ciclistas profissionais e num lugar especial do altar está uma foto do ídolo nacional Marco Pantani, último italiano a vencer o Tour de France que morreu o ano passado, vítima de uma overdose de cocaína. A visita desse santuário é mais que obrigatória para qualquer fã e entusiasta do ciclismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário