domingo, 9 de agosto de 2009

Morre lenda da escalada solo

Considerado um dos maiores ícones da escalada americana, John Bachar, morreu aos 51 anos, em Mammoth Lakes (Califórnia, EUA) vítima de uma queda quando solava a face norte da Dike Wall, uma parede próxima da cidade onde morava. Bachar solava desde os anos 70, vias de grande dificuldade em Yosemite e outros points dos EUA e do mundo.
Seus primeiros solos de 5.11 (7° grau brasileiro) aconteceram quando o grau 5.12 ainda não existia. Sem corda, escalou
Outer Limits (5.10c), New Dimensions (5.11a), Butterfingers (5.11a), Butterballs(5.11c), e ainda rotas eportivas como Enterprise (5.12b), em Owens River Gorge, e The Gift (5.12c), em Red Rocks.
Dono de uma ética tradicional inabalável com a tempo, só aceitava o estilo de baixo para cima na conquista de rotas. Junto com Ron Kauk abriu a famosa
Astroman no Washington Collumn (Yosemite Valley). Uma de suas mais famigeradas conquistas foi a rota Bachar-Yerian, um 7c (BR) no Medlicott Dome em Tuolumne Meadows, super exposto que tem apenas de 13 grampos em mais de 150m de via. Com Peter Croft, nos anos 80 escalou em 14 horas o Half Dome e o El Capitan.
Bachar também foi um dos grandes revolucionários dos calçados de escalada, desenhando modelos para a empresa espanhola Boreal por mais de 20 anos, antes de fundar sua própria companhia, a Acopa.

Nenhum comentário: