Considerado um dos maiores ícones da escalada americana, John Bachar, morreu aos 51 anos, em Mammoth Lakes (Califórnia, EUA) vítima de uma queda quando solava a face norte da Dike Wall, uma parede próxima da cidade onde morava. Bachar solava desde os anos 70, vias de grande dificuldade em Yosemite e outros points dos EUA e do mundo.
Seus primeiros solos de 5.11 (7° grau brasileiro) aconteceram quando o grau 5.12 ainda não existia. Sem corda, escalou Outer Limits (5.10c), New Dimensions (5.11a), Butterfingers (5.11a), Butterballs(5.11c), e ainda rotas eportivas como Enterprise (5.12b), em Owens River Gorge, e The Gift (5.12c), em Red Rocks.
Dono de uma ética tradicional inabalável com a tempo, só aceitava o estilo de baixo para cima na conquista de rotas. Junto com Ron Kauk abriu a famosa Astroman no Washington Collumn (Yosemite Valley). Uma de suas mais famigeradas conquistas foi a rota Bachar-Yerian, um 7c (BR) no Medlicott Dome em Tuolumne Meadows, super exposto que tem apenas de 13 grampos em mais de 150m de via. Com Peter Croft, nos anos 80 escalou em 14 horas o Half Dome e o El Capitan.
Bachar também foi um dos grandes revolucionários dos calçados de escalada, desenhando modelos para a empresa espanhola Boreal por mais de 20 anos, antes de fundar sua própria companhia, a Acopa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário