Nem todas as quedas de 12 metros são criadas iguais. A severidade de qualquer queda depende de quanta corda está disponível para absorver a energia. O "fator de queda" é a distância da queda dividida pelo comprimento de corda entre o escalador e o assegurador. Apesar de ser um conceito simples, ele acaba gerando confusão para muitos escaladores.
Estando 30 metros acima do assegurador e 6 metros acima da última proteção quando se desgarra da parede (e assim caindo 12 metros), você irá sofrer uma queda fator 0,4 - adrenante, mas não tão grave. Entretanto, se você cair de apenas 9 metros acima do assegurador, estando 6 metros acima da última proteção, isso se torna uma queda de fator 1,3 que irá colocar uma carga enorme em todo o sistema.
O teste de queda da UIAA/CEN simula uma queda extrema em escalada - uma queda dura em um pequeno pedaço de corda com uma ancoragem estática. Em uma situação de escalada real, alguns fatores que ajudam a mitigar a força incluem fricção no sistema, deslizamento no freio de asseguramento e o deslocamento do assegurador para cima.
A fricção no sistema trabalha em favor do assegurador e, em um certo grau, da proteção também. A força na costura mais alta é igual às duas forças para baixo combinadas. Então, em uma queda razoavelmente dura, se o escalador sente 5 kN, o assegurador deve suportar 3,3 kN, enquanto que a última proteção e a costura têm que agüentar 8,3 kN. Se não houvesse fricção, a última proteção teria que suportar 10 kN.
Mas há um porém. O atrito nos mosquetões e contra a rocha tem o efeito de reduzir o comprimento efetivo de corda que absorve o impacto. O resultado é que o fator de queda real diminui mais lentamente que o fator de queda teórico. Por exemplo, se você escalou 30 metros e cai 6 metros, o fator de queda sem atrito seria 0,2, enquanto que o fator de queda real deverá ser 0,6 ou maior. Dessa forma, se você sentir um arrasto grande da corda, sua proteção mais alta deverá ser submetida durante uma queda a forças maiores do que você poderia supor. Um peso de 80 kg é utilizado para determinar as forças no teste de queda da UIAA/CEN em cordas simples. Ele foi escolhido como o peso do escalador médio. Mas e quanto às demais pessoas?
Mantendo as demais condições, para um fator de queda 0,5 em 20 metros de corda, uma escalador de 60 kg sentirá 3,4 kN, um escalador de 80 kg sentirá 4 kN e um escalador de 100 kg sentirá 4,5 kN. No mesmo comprimento de corda, se um escalador toma uma vôo de fator de queda 1,5, o escalador de 60 kg sentirá 5,4 kN, o de 80 kg sentirá 6,2 kN e o garotão sentirá uma porrada de 7 kN.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
A queda...
Marcadores:
adilson koizumi,
adrenalina,
escalada,
esportes outdoor,
fator queda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário