domingo, 6 de setembro de 2009

Já que o assunto é queda...

A queda na escalada é um fato. Todos caem, algumas feias outras inofensivas. Conhecida como VACA, quando alguem tem uma queda ao estar guiando uma via. Parece coisa a toa para quem vê de baixo, mas para quem está caindo não é nada divertido. Portanto saber se portar com ma queda iminente, é muito importante. Este artigo foi publicado na Climbing Magazine.

Conceitos Básicos de quedas.

Cair faz parte do processo de escalada. Uma agarra quebra, escorrega-se, fica-se bombado, e ai acontece. É importante encontrar a maneira apropriada de cair para sabermos como proceder de maneira segura.

Aceitar
Quendo vacamos, intencionalmente u nao, corremos risco de machucar ou ate morrer. Para aceitar esta situação precisamos estar totalmente consientes de que qualquer coisa pode acontecer. Precisamos ser realistas com todas as possibilidades que possam acontecer para bloquear todas. E aceitando as possibilidades – morte, ferimento ou nao ferimento – nos nos tornamos totalmente consientes naquilo que estamos envolvidos. Esta concientização é critica para a efetiva e apropriada tomada de decisão. Uma vez concientes de todas as possibilidades que possam vir, podemos efetivamente tomar as decisoes apropriadas que limita as consequencias que nos assumimos.
Quando estiver praticando quedas, tenha grande distancia de corda da sua seg, e tenha certeza que o local da sua queda seja o ideal.

Assumir
Praticando a queda nos melhoramos a habilidade de responder a uma queda, mesmo que porventura nos lidemos com a possibilidade de nos machucarmos, queremos minimizar a chance do que virá. Sua zona de prática de quedas deve ser livre de quais quer protuberâncias e deve ser bem protegida. No começo da prática, escolha uma local de queda bem lisa e que reduza bastante a possibilidade de se machucar. Então, como sua penosa experiência, voce pode praticar vacas mais fortes em diversas situações, como em uma parede vertical ou ate mesmo pendulando. Tenha plenamente uma corda de confiança e ao menos 3 metros de corda entre voce é a sua seg – para absorver a força da queda. A corda ira se esticar durante a sua sessão de prática após agumas vacas. Pare um pouco, volte a mesma em seu estado natural. Se voce é novo em quedas, assuma o risco gradualmente. Começe em
top rope. Acostume-se ao sentimento de estar seguro pela corda, e se possível correr ou pedalar para frente e para trás sobre a rocha. Entao diga a sua seg para dar uma ou duas braçadas de corda enquanto voce escala alguns movimentos e caia. Em seguida pratique o mesmo com voce guiando. Comece simplesmente ir ao lado da chapeleta. Entao, escale um ou dois movimentos acima da chapeleta e caia. Vá aumentando a distância aos poucos. A maneira propria inclui menter os seus braços e pernas levemente recolhidos na frente de seu peito para que se prepare para um possivel impacto. Nao segure a corda. Se afaste gentilmente com um pulinho para traz o que fará com que voce se choque com a rocha ao se tensionar a corda. Preste atenção à sua respiração e o quanto relaxado voce ficar. Se ficar segurando o seu folego com sentimento de tensão, entao voce precisa de mais pratica antes de progredir a uma distância maior na corda ao vacar. Quando tiver quedas que resultem em pêndulo, preste atenção na corda em relação ao seu pé. Se voce estiver diretamente acima da chapeleta, então a corda precisa estar entre os seus pes, Se estiver à direita ou a esquerda da chapeleta, então a corda precisa estar fora de seus pés. Curta sua vaca.

Nenhum comentário: