As grandes Voltas qualificam na classificação geral o ciclista mais versátil, pois o percurso é dotado de etapas mais rápidas, nas planícies, individuais de velocidade e as temidas montanhas.
Chegar em primeiro em uma etapa do Tour faz do ciclista um herói, e chegar com a camisa amarela (líder geral) em Paris, consagra-o. Feito repetido 7 vezes consecutivas por Lance Armstrong, um dos poucos norte-americanos que levou o título; o outro é Greg Lemond, tricampeão da prova. Os outros 85 títulos ficaram com os próprios europeus, tendo a casa, 36 títulos, seguidos da Bélgica com 18.
Nos três últimos anos a competição foi dominada pelos espanhóis, em 2006, Oscar Pereiro da Phonak, que levou o título com a desqualificação de Floyd Landis, por doping. Em 2007, Alberto Contador da Astana, tendo neste ano, levado os títulos da Vuelta a la Espanha e Giro D' italia, sendo um dos poucos a conquistar a tríplice coroa, que consagra o ciclista que ganha as grandes voltas do Pro-Tour. Em 2008, A vitoria ficou com o escalador Carlos Sastre, da Once.
As montanhas, estão freqüentemente presentes no percurso geral do Tour, e ganharam relativa fama por isso. As montanhas mais conhecidas são as de "categoria especial", com picos cuja dificuldade de ascensão está para além de uma categorização normal, e incluem o Passo do Tourmalet (Pirineus, 2114 m), Monte Ventoux (Provence, 1909 m), Passo do Galibier (Alpes, 2645 m), o Hautacam (Pireneus, 1800 m) e o Alpe d'Huez, nos Alpes, com suas famosas 21 curvas, culminando a 1850 m.
De maneira geral, as etapas de montanha, juntamente com as etapas de contra-relógio, decidem o vencedor do Tour de France, já que a diferença de tempo entre os ciclistas costuma ser muito maior nestas que nas etapas planas.
De maneira geral, as etapas de montanha, juntamente com as etapas de contra-relógio, decidem o vencedor do Tour de France, já que a diferença de tempo entre os ciclistas costuma ser muito maior nestas que nas etapas planas.
Em média, o Tour é disputado em 21 a 24 etapas, em cerca de 4mil kilometros. Em sua primeira edição, teve 2428km em 6 etapas. A maior edição foi em 1926, vencida pelo Belga Lucien Bulsse, com 5745 km, em 17 etapas. A maior média horária atingida foi em 2004, sexta vitória do norte-americano Lance Armstrong, com média nos 3395km de 41,654 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário