sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Orion Health - Campeã do Primal Quest 2009


A equipe neozelandeza OrionHealth.com conquistou o Primal Quest BadLands 2009, realizado no estado de Dakota do Sul, cruzando a linha nesta quinta (20/Ago) aproximadamente as 4:30 da tarde. Após 600 milhas de prova, a comemoração foi a base de muita pizza e sorvete.
As segunda e terceira posições ficaram com Team Salomon/USA e Team Merrel, respectivamente. A chegada da equipe campeã que era esperada para meia-noite do dia anterior, acabou atrasando devido a condições climáticas.
Em quarto e quinto lugares ficaram a Dart Nuun e Bones, com aproximadamente 6 dias e meio de prova.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Parabéns Ciclista

O Dia Nacional do Ciclista deverá ser celebrado em 19 de agosto, segundo projeto (PLC 43/08) aprovado ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A proposta, relatada pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES), será agora examinada pelo Plenário em regime de urgência.
A data é uma homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado, em Brasília, aos 25 anos, em agosto de 2006. O motorista que o atropelou dirigia em alta velocidade e embriagado. Para Cristovam, O Dia do Ciclista é uma importante medida para melhorar o debate sobre a educação no trânsito e a mobilidade urbana. Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) também defendeu a proposta.
Fonte: Jornal do Senado e Gabinete do senador Cristovam Buarque.

No mundo a data do ciclista se comemora dia 8 de dezembro. Veja matéria abaixo:

Na metade do caminho entre Como e Lecco, pegamos um desvio para as montanhas, encarando uma íngreme subida de 10 km de extensão desde a cidade de Bellagio. Mas todo esse esforço que fizemos não era em vão: no fim da subida está a igreja da Madonna del Ghisallo, a padroeira dos ciclistas. Sim, existe uma, beatificada pelo papa Pio XII em 1949! A simpática capela fica a quase 500 m sobre o lago, num local com uma vista impressionante. Do lado de fora, próximo ao mirante, há o belo Monumento al ciclista€ e está sendo construído o Museu do Ciclismo. Dentro da igreja se pode ver várias bicicletas de ciclistas famosos, incluindo dos dois maiores da Itália, Gino Bartalli e Fausto Coppi. Há inclusive uma Caloi Eddy Merckx, sobre a qual Fábio Casartelli morreu num acidente durante o Tour de France de 1995, uma verdadeira surpresa. As paredes são forradas de fotos e camisas de ciclistas profissionais e num lugar especial do altar está uma foto do ídolo nacional Marco Pantani, último italiano a vencer o Tour de France que morreu o ano passado, vítima de uma overdose de cocaína. A visita desse santuário é mais que obrigatória para qualquer fã e entusiasta do ciclismo.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Primal Quest Badlands'09

Dia 14 de agosto terá início uma das maiores provas expedicionárias já realizadas, em formato de corrida de aventura. A prova norte americana Primal Quest na versão 2009, patrocinada pela empresa Spot (localizadores via satélite), promete ser uma prova de extrema endurance, com um percurso de 600 milhas pelos confins do estado da Dakota do Sul, famosa pelos rochedos onde foram esculpidos os rostos de antigos presidentes norte-americanos.
Durante 10 dias, equipes de quatro integrantes irão correr, pedalar, remar e transpor as barreiras desta etapa do ARWC - Adventure Race World Championship (Circuito Mundial de Corridas de Aventura).
Dakota do sul tem uma história riquíssima, terra de antigas tribos, vales onde viveram dinossauros, terra dos búfalos, dos fortes e guerras entre civis e indios.

domingo, 9 de agosto de 2009

Morre lenda da escalada solo

Considerado um dos maiores ícones da escalada americana, John Bachar, morreu aos 51 anos, em Mammoth Lakes (Califórnia, EUA) vítima de uma queda quando solava a face norte da Dike Wall, uma parede próxima da cidade onde morava. Bachar solava desde os anos 70, vias de grande dificuldade em Yosemite e outros points dos EUA e do mundo.
Seus primeiros solos de 5.11 (7° grau brasileiro) aconteceram quando o grau 5.12 ainda não existia. Sem corda, escalou
Outer Limits (5.10c), New Dimensions (5.11a), Butterfingers (5.11a), Butterballs(5.11c), e ainda rotas eportivas como Enterprise (5.12b), em Owens River Gorge, e The Gift (5.12c), em Red Rocks.
Dono de uma ética tradicional inabalável com a tempo, só aceitava o estilo de baixo para cima na conquista de rotas. Junto com Ron Kauk abriu a famosa
Astroman no Washington Collumn (Yosemite Valley). Uma de suas mais famigeradas conquistas foi a rota Bachar-Yerian, um 7c (BR) no Medlicott Dome em Tuolumne Meadows, super exposto que tem apenas de 13 grampos em mais de 150m de via. Com Peter Croft, nos anos 80 escalou em 14 horas o Half Dome e o El Capitan.
Bachar também foi um dos grandes revolucionários dos calçados de escalada, desenhando modelos para a empresa espanhola Boreal por mais de 20 anos, antes de fundar sua própria companhia, a Acopa.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sulbrasileiro de Corridas de Aventura

Correndo em casa, a Equipe Brazukas ganha em Prudentópolis a segunda etapa do Ranking Sulbrasileiro de Corridas de Aventura.
A prova foi disputada, desde a largada, palmo a palmo de seus 110km com a equipe Pro Oskalunga, de Brasília e lider do ranking brasileiro de Corridas de Aventura (RBCA). A largada foi dada as 9:40 da manhã de sábado (1/ago), com os atletas das categorias Pro e Expedição seguindo de Bike para os primeiros PCs. Minutos antes da largada, foi anunciada o cancelamento das técnicas verticais, no salto sete. Um belíssimo salto de 98 metros a 8 km do centro da cidade. Para acessar o primeiro Pc, as equipes enfrentaram um percurso pesado, por conta do barro e lama proporcionados pela chuva acumulada dos últimos 10 dias. Muitas equipes sofreram e até tiveram suas bikes danificadas pelo excesso de lama nas correntes e transmissão.
O controverso mapa fornecido pela organização, era formado por 3 partes de diferentes épocas e cada qual com uma declinação magnética diferente e, um PC3, virtual, que estava posicionado (cfe mostra o mapa acima) em local errado, o que custou um bom tempo para todas as equipes.
A Brazukas foi a primeira a fazer a transição no PC4 e no trekking se dirigir para a perna de remo, sempre acompanhados de perto pela Pro Oskalunga. Uma pequena vantagem foi conseguida nos 8km de remo, e mais uma transição na frente. Novamente na bike, nos dirigimos para o canion do Salto Sete, e em busca do último PC, na usina hidreletrica.
Na última perna a Brazukas não resistiu a investida d'Oskalunka que abriram vantagem nos últimos 4 kilometros de prova, e acabou chegando na segunda colocação geral da prova.
Como resultado, os Brasukas são agora líderes do Ranking Sulbrasileiro, com 187 pontos, seguidos pelos também paranaenses Santa Ritta.
Os Brazukas correram com o protótipo do 3x Trail Running da Snake, tenis off road de alta tecnologia e tripla densidade. Um tenis que promete revolucionar o mercado de corrida cross country, em desempenho, design, conforto, estabilidade e tração.