terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Imagens - Monte Roraima

Monte Roraima

O monte Roraima, fomração que mede 2.810 metros, está situado entre o Brasil, Venezuela e Guianas, e é considerada uma das formações mais antigas da terra.
A primeira ascensão foi feita por Sir Everard Thurn em 1884, além de inspirar a famosa novela de Sir Arthur Conan Doyle, 'O mundo perdido'.

Foto

domingo, 18 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sapatilhas de escalada

Assim como a corda e seus equipamentos de segurança, a sapatilha merece um cuidado especial. Descolamentos são os mais freqüentes, seguidos de furos e deformações. Mas a grande verdade, é que a maioria tem dúvidas sobre como conservar suas sapatilhas, ou não cuida destes calçados como deveria, o que induz a danos, às vezes irreversíveis para o calçado.

Muitas dos problemas causados é devido ao mal uso. Aqui vai uma série de dicas para melhor cuidar deste equipamento.
1 - Unhas mal cortadas é o principal motivo de problemas; unhas grandes podem romper o couro;
2 - Ao lava-las, nunca seque ao sol;
3 - Limpe e seque as sapatilhas após o uso. O suor corrói com o tempo o material e acumula bactérias;
4 - lixar as bordas da borracha, mudará a conformação;
5 - Ao escalar, deixar as sapatilhas ao sol por muito tempo. Muito escalador termina a escalada, tira a sapatilha, deixando ela jogada no sol, fazendo com que a cola amoleça e cause descolamento.
(dicas: Márcio Cabral - Snake)

No Tour de France

O Tour de France é o terceiro maior evento esportivo do mundo, em investimentos e público, e o ciclismo um dos maiores esportes em adeptos no mundo. Tendo suas edições somente interrompidas em decorrencia das 2 grandes guerras. Milhões de pessoas acampam na beira do percurso semanas antes da passagem da caravana para garantir um bom lugar e ver seus ídolos, e um dos pontos altos da volta é o Alp do Huez, onde os expectadores invadem a pista e correm ao lado dos ciclistas (foto abaixo).
As grandes Voltas qualificam na classificação geral o ciclista mais versátil, pois o percurso é dotado de etapas mais rápidas, nas planícies, individuais de velocidade e as temidas montanhas.

Chegar em primeiro em uma etapa do Tour faz do ciclista um herói, e chegar com a camisa amarela (líder geral) em Paris, consagra-o. Feito repetido 7 vezes consecutivas por Lance Armstrong, um dos poucos norte-americanos que levou o título; o outro é Greg Lemond, tricampeão da prova. Os outros 85 títulos ficaram com os próprios europeus, tendo a casa, 36 títulos, seguidos da Bélgica com 18.

Nos três últimos anos a competição foi dominada pelos espanhóis, em 2006, Oscar Pereiro da Phonak, que levou o título com a desqualificação de Floyd Landis, por doping. Em 2007, Alberto Contador da Astana, tendo neste ano, levado os títulos da Vuelta a la Espanha e Giro D' italia, sendo um dos poucos a conquistar a tríplice coroa, que consagra o ciclista que ganha as grandes voltas do Pro-Tour. Em 2008, A vitoria ficou com o escalador Carlos Sastre, da Once.

As montanhas, estão freqüentemente presentes no percurso geral do Tour, e ganharam relativa fama por isso. As montanhas mais conhecidas são as de "categoria especial", com picos cuja dificuldade de ascensão está para além de uma categorização normal, e incluem o Passo do Tourmalet (Pirineus, 2114 m), Monte Ventoux (Provence, 1909 m), Passo do Galibier (Alpes, 2645 m), o Hautacam (Pireneus, 1800 m) e o Alpe d'Huez, nos Alpes, com suas famosas 21 curvas, culminando a 1850 m.
De maneira geral, as etapas de montanha, juntamente com as etapas de contra-relógio, decidem o vencedor do Tour de France, já que a diferença de tempo entre os ciclistas costuma ser muito maior nestas que nas etapas planas.
Em média, o Tour é disputado em 21 a 24 etapas, em cerca de 4mil kilometros. Em sua primeira edição, teve 2428km em 6 etapas. A maior edição foi em 1926, vencida pelo Belga Lucien Bulsse, com 5745 km, em 17 etapas. A maior média horária atingida foi em 2004, sexta vitória do norte-americano Lance Armstrong, com média nos 3395km de 41,654 km/h.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Primeiro treino de 2009

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cobertura Band Ecomotion 2008

10 anos de Ecochallenge


O maior evento de aventura de todos os tempos

Triplice Coroa

O ciclista espanhol Alberto Contador (Astana) conquistou a Volta a Itália em bicicleta, tornando-se o primeiro ciclista não italiano a chegar ao sucesso desde 1996. Com esta conquista, ele fecha o ano com a Tríplice Coroa do Ciclismo, devido a conquista do Giro D'italia e Tour de France.

Copa America de Ciclismo 2009

Por alguns centímetros, o argentino Francisco Ramon Chamorro venceu a 9ª edição da Copa América de Ciclismo, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Chamorro arrancou com embalando Nilceu(tetra-campeão da prova), que não conseguiu superá-lo nos poucos metros, seu companheiro de equipe.
A prova deste domingo foi amplamente dominada pelo brasileiro José Eriberto, que liderou 15 das 16 voltas com grande vantagem sobre os demais ciclistas, que acaboou engolido nos pelo pelotão na última volta, com grande traballho da equipe de São josé dos Campos.
Aí, começou uma alternância na ponta, até a definição do vencedor.
O resultado desta edição da Copa América foi uma inversão da dobradinha do ano passado, quando Nilceu Aparecido dos Santos venceu e Francisco Chamorro ficou em segundo lugar. Dessa vez, o terceiro colocado da prova foi o cubano Michel Fernandez Garcia. A prova teve a participação de equipes de 5 países.

Yelena Isimbayeva - New WR - 5,04m

Jorge Moises

Esteja sempre preparado

Após muitos anos de convivência diária com o ambiente outdoor, aprendemos a importância de sempre ter a mão um kit emergencial de primeiros socorros, pois não é toda hora que temos uma farmácia ou um atendimento por perto. E aqui vai a dica para quem está viajando de férias, para não faltar na sua mochila, se voce tem por costume ter seu kit, verifique o estado e a validade.
Check list:
Materiais Básicos
Band-Aid
Cotonetes
Algodão
Ataduras (elásticas, de crepom e de gaze)
Esparadrapo tipo micropore e comum
Gaze estéril
Bandagens (triangular e outras)
Compressas limpas
Luvas descartáveis para procedimentos
Pinça
Termômetro
Tesoura de ponta romba
Agulhas estéreis
Barreira para RCP (pocket mask ou lenço)
Tala Flexível
Cobertor térmico (Polímero de Alumínio)

Medicamentos e Tópicos

Antiinflamatório: Diclofenaco (Cataflan), Tenoxican (Tilatil) ou Nimesulida (Scaflan);
Antiácido: Omeprazol (Losec) ou pastilhas de Hidróxido de Alumínio(Maalox);
Antiespasmódico: N-Butil Escopolamina (Buscopan) simples;
Diarréia e Gases: Soro de Reidraração Oral; Dimeticona (Luftal); Metoclopramida (Plasil) e se necessária a interrupção Loperamida (Imosec)
Colírio: Lubrificadores Oftálmicos (Lacrima, Lacrima Plus ou Lacril);
Descongestionante Nasal: Cloreto de Benzalcônio+Vasoconstritor Nasal (Aturgyl, Naridrin ou Sorine);
Dor e Febre: Paracetamol (Tylenol) ou Dipirona (Novalgina) em gotas;
Náusea e Vômitos: Metoclopramida (Plasil) Meclizina (Meclin)
Reações alérgicas: Fexofenadina (Allegra), Loratadina (Claritin), Zyrtec (Cetirizina), Desclorfeniramina (Polaramine)
Garganta irritada: Spray de mel e própolis ou pastilhas de Cloreto de Dequalínio (Dequadin) com Benzocaína.
Hipoglós
Antibióticos:Amoxacilina (Amoxil), Azitromicina (Astro) Cefalexina (Keflex)
Broncodilatadores:Salbutamol Spray Aerosol (Aerolin)
Pomada de cortisona (Dexametasona)
Pomada antifúngica (Cetoconazol)
Pomada antibiótica (Neomincina+Bacitracina)
Queimadura de sol – Difenidramina+ Calamina+ Cânfora (Caladril)
Pomada para queimadura leves - Sulfadiazina de Prata (Dermacerium)
Antisséptico líquido: Iodopovidona (Povidine) tópico;
Glicose hipertônica 50%: 4 ampolas
Soro fisiológico

Tenha ainda sempre a mão: Lanterna, Tesoura ou canivete, Repelente de insetos, Protetor solar, Protetor labial, sabão, Apito, e outros itens que achar importante levar.